Neste sábado (22), a partir das 10h, a Etihad Arena, em Abu Dhabi, será o palco do UFC 280. O card completo tem 12 combates programados, incluindo a disputa do título vago dos leves (até 70,3 kg).
Uma das lutas mais aguardadas dos últimos tempos, o duelo entre o brasileiro Charles "Do Bronx" Oliveira (33V - 8D) e o russo Islam Makhachev (22V - 1D) promete muitas emoções no combate principal do UFC 280.
Do Bronx conquistou o cinturão da categoria em 15 de maio de 2021, ao vencer por nocaute, aos 19 segundos do primeiro round, o americano Michael Chandler. O atleta ainda defendeu com sucesso o título em dezembro daquele ano, com uma vitória sobre Dustin Poirier, finalizando o adversário no terceiro round de luta.
No dia 7 de maio deste ano, durante a pesagem oficial antes da sua segunda defesa de cinturão, Charles ficou 200 gramas acima do peso limite. Como punição, o brasileiro teve seu cinturão retirado pelo Ultimate.
Na luta que valeria o título para o adversário, Do Bronx, de virada, conseguiu finalizar o americano Dustin Gaethje ainda no primeiro round. Automaticamente após a vitória, o brasileiro ficou novamente a um degrau de disputar o cinturão dos pesos-leves.
Charles, que tem 33 anos, está invicto há 11 lutas, enquanto o seu rival não perde há 10 combates. Coincidentemente, o último revés de Islam Makhachev foi para um brasileiro. No dia 3 de outubro de 2015, como parte do UFC 192, o russo foi superado por Adriano Martins, por nocaute ainda no primeiro round. Contudo, Makhachev chega para a disputa do título com uma vitória arrasadora por nocaute sobre Bobby Green, em fevereiro deste ano. O atleta da AKA ainda foi campeão mundial de sambo em 2016.
Além de Do Bronx, outros dois brasileiros competirão no UFC 280. Na abertura do card preliminar, a vila-velhense Karol Rosa (15 vitórias e quatro derrotas), que atualmente ocupa a nona posição no ranking peso-galo feminino, enfrenta a sueca Lina Länsberg (10 vitórias e seis derrotas). As duas atletas vêm de derrota em suas recentes aparições neste ano. Então, quem vencer a luta terá uma trégua do chefe Dana White até o próximo combate.
O outro brasileiro escalado no card preliminar é Caio Borralho (12 vitórias e uma derrota). "The Natural" tem apenas 29 anos e chega embalado para o duelo contra o uzbeque Makhmud Muradov (25 vitórias e sete derrotas). O maranhense vem de 12 vitórias consecutivas, sendo duas no Dana White's Contender Series, evento que seleciona lutadores para o UFC, e outras duas dentro do próprio Ultimate, sendo a mais recente em 9 de julho deste ano, contra Armen Petrosyan.
Onde assistir o UFC 280
- O canal Combate transmite o evento na íntegra.
- O SporTV transmite de forma gratuita as duas primeiras lutas do card preliminar
Card principal
- Peso-leve: Charles do Bronx x Islam Makhachev
- Peso-galo: Aljamain Sterling x TJ Dillashaw
- Peso-galo: Petr Yan x Sean O'Malley
- Peso-leve: Beneil Dariush x Mateusz Gamrot
- Peso-mosca: Katlyn Chookagian x Manon Fiorot
Card preliminar
- Peso-meio-médio: Belal Muhammad x Sean Brady
- Peso-médio: Makhmud Muradov x Caio Borralho
- Peso-meio-pesado: Volkan Oezdemir x Nikita Krylov
- Peso-meio-médio: Abubakar Nurmagomedov x Gadzhi Omargadzhiev
- Peso-médio: Armen Petrosyan x AJ Dobson
- Peso-mosca: Muhammad Mokaev x Malcolm Gordon
- Peso-galo: Karol Rosa x Lina Lansberg