A Conferência Sul da Brasil Futebol Americano (BFA), principal competição nacional da modalidade, terá representante gaúcho na final. O Santa Maria Soldiers venceu o Istepôs FA, de Santa Catarina, por 21 a 14 neste final de semana e agora vai em busca do inédito título regional.
O jogo foi disputado no Estádio dos Eucaliptos, a casa do Riograndense, em Santa Maria. Os touchdowns do Soldiers na partida foram marcados por Nicolas Pippi, Frederico Severo e Luis Becker. Fabrício Santana converteu todos os pontos extras do time da casa.
O Timbó Rex, de Santa Catarina, venceu o Itajaí Almirantes por 41 a 0 na outra semifinal de conferência. A equipe catarinense é bicampeã nacional enfrentará o Santa Maria Soldiers na final regional em reedição da decisão de 2019. A partida ainda não tem data confirmada, mas será em outubro, na casa do Rex, que tem melhor campanha.
O vencedor da regional Sul vai disputar a vaga na grande final nacional contra o vencedor da Conferência Norte/Centro-Oeste, que será decidida entre Sorriso Hornets, do Mato Grosso, e Lobo Vingador, do Pará.
O Soldiers já chegou à final da Conferência Sul em outras duas oportunidades: em 2017, quando terminou derrotado para o Coritiba Crocodiles, e em 2018, quando perdeu para o T-Rex. O time da Região Central do Estado é heptacampeão gaúcho, com cinco títulos consecutivos.
A competição é dividida em conferências regionalizadas, a exemplo do que ocorre também na NFL. Assim, a Conferência Sul é formada apenas por times do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Outros quatro times gaúchos também participaram da BFA: Porto Alegre Pumpkins, Canoas Bulls, Bulldogs FA e União da Serra.
OS CAMPEONATOS NACIONAIS
Dois campeonatos brasileiros são disputados de forma paralela em 2022. Um deles é a BFA, organizada de maneira independente por uma associação de times. O torneio é coordenado por essa liga desde 2017 e, desde então, era o único campeonato nacional que existia, com aval da Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA).
Porém, neste ano, a CBFA decidiu organizar um campeonato próprio, o Brasileirão. Com isso, houve uma divisão entre os clubes e cada time escolheu uma das competições para participar.