Localizada nos campos de cima da Serra, quase na divisa com Santa Catarina, Vacaria é reconhecida como a “Porteira do Rio Grande” por ser sede do Rodeio Crioulo Internacional, considerado uma das maiores festividades do tradicionalismo gaúcho. Verões amenos e invernos frios – muito frios –, com geadas são característicos da região. Obviamente, isso se reflete na prática esportiva. Sendo assim, é impossível fugir do embarrado gramado do Estádio Altos da Glória, casa do Grêmio Esportivo Glória.
Só que antes de falar sobre o que acontece dentro das quatro linhas, é impossível falar de Glória sem colocar na conversa o Seu Titão. Nas boas e nas más, sejam quais forem as condições climáticas, ele está sempre acompanhando o Leão da Serra. Sempre de azul celeste, é bastante reconhecido nas arquibancadas.
— O Glória vem de berço. A gente faz isso (estar no estádio) pois gosta, não para aparecer. É um orgulho divulgar meu clube e a cidade. A não ser que eu tenha um compromisso inadiável, faço tudo para estar aqui. Tenho um calendário e olho para marcar outros compromissos: hoje não posso, tem jogo — afirmou Titão.
O torcedor do clube de Vacaria lembra da estreia do seu time de coração na Copa do Brasil (vitória e classificação sobre o Brasil-Pel, em fevereiro de 2022) como o ápice de suas emoções no acompanhamento do time do coração.
— Não vou esquecer para o resto da vida, sabe? Eu pensava até que ia me dar um “revertério”. É muita emoção para quem veste a camisa e torce realmente. É isso. Dias de luta, dias de glória — destacou.
O comandante do Glória na Divisão de Acesso foi Alê Menezes, lendário centroavante do futebol gaúcho e que agora constrói sua carreira como treinador. Campeão da competição como atacante do clube, em 2015, ele tentou recolocar o clube na elite do Gauchão agora no controle da casamata. O título da Copa FGF 2021 já fora com ele no comando.
— O Interior é minha vida — disse o técnico, que na véspera da partida contra o Veranópolis ainda trabalhava no estádio às 20h.
Vice-líder do Grupo A, o Glória caiu nas quartas de final da Divisão de Acesso diante do Lajeadense. Após perder por 2 a 0 em Lajeado, o Leão não conseguiu reverter a desvantagem no Altos da Glória, ficou no 0 a 0 e foi eliminado.