Para o ex-atacante Romário, o português Cristiano Ronaldo não vai alcançar a marca de mil gols na carreira. Em entrevista ao canal "Que Papinho", do influenciador digital Casimiro Miguel, o ídolo da Seleção Brasileira, que balançou as redes 1.002 vezes, ainda disse que teria feito o dobro de gols se atuasse no futebol de hoje.
— Não vai acontecer (algum jogador chegar na marca de mil gols), porque não tem cara pra fazer. Se tivesse um Romário, Ronaldo poderia chegar. Ele (Cristiano Ronaldo) deve ter quase 800 (gols). Está com 37 anos, mas não vai conseguir chegar aos 1.000. Eu tentaria — contou o Baixinho, que estava, como sempre, com a língua afiada.
Cristiano Ronaldo tem 815 gols e vive um impasse na carreira. Ele quer deixar o Manchester United para poder disputar a próxima Liga dos Campeões, mas foi recusado por Bayern e Chelsea e vê as portas dos clubes fechadas. Seu futuro segue incerto.
Romário também criticou o nível do futebol de hoje e se irritou com a falta de qualidade de muitos atacantes:
— Para começar, no futebol de hoje, eu faria 2 mil gols. Está fácil para c...... O que hoje ele precisa ter? Preparo físico. O que eu ia fazer? Me prepararia melhor e passaria por cima, não tinha conversa.
Na entrevista, Romário lembrou da sua convocação para o jogo decisivo do Brasil contra o Uruguai, no Maracanã, em 1993, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo do ano seguinte. A pressão popular para sua entrada no time deu certo e Romário foi a campo para marcar dois gols na sua maior atuação individual da carreira, como admite.
Mas o incômodo do ex-atacante com a comissão técnica em não ter recebido chances na equipe titular antes da partida era claro. Após o jogo, a vontade era de reclamar, mas o atacante decidiu guardar o sentimento de raiva e se arrepende.
— A minha vontade era de mandar todo mundo tomar no c... A minha relação com eles, mas principalmente com o Zagallo, era tão ruim que, dois anos depois, não tinha como ele não me levar para as Olimpíadas. O filho da p... não me levou. (Fiquei puto) para c... Os caras (Zagallo, Felipão e Vanderlei Luxemburgo) me tiraram duas Olimpíadas e uma Copa do Mundo. Quero que eles se f.... — disse.
Romário disputou os Jogos Olímpicos de Seul, em 1988, e as Copas do Mundo de 1990 e 1994. Entretanto, não foi convocado para as Olimpíadas de 1996 e 2000 por Zagallo e Luxemburgo, respectivamente, embora tenha sido cogitado.
Em Atlanta, os três jogadores acima dos 23 anos chamados por Zagallo foram Aldair, Rivaldo e Bebeto. Nos jogos de Sidney, Luxemburgo optou por não convocar jogadores acima da idade, apesar de o regulamento permitir.
Romário também foi cortado por Zagallo uma semana antes da Copa do 1998. Lesionado, ele foi substituído por Emerson. O atacante, porém, afirmava que poderia se recuperar em tempo de disputar os jogos decisivos na França. No ciclo seguinte, mesmo tendo sido convocado com frequência nas Eliminatórias, Romário não foi chamado por Felipão para a Copa do Mundo de 2002.