Com a janela de transferências aberta, vários clubes estão no mercado em busca de reposições e acréscimos aos elencos. E neste período de meio de ano diversos atletas com larga trajetória em nível nacional e internacional estão livres para assinar novos contratos.
Casos como o do uruguaio Cavani, que não renovou contrato com o Manchester United e necessita de um novo clube para chegar em plena forma na Copa do Mundo do Catar, no final do ano.
GZH fez uma lista com 10 jogadores que estão livres no mercado e poderiam chegar para reforçar os times do Brasil. Confira:
O lateral-esquerdo tem cinco títulos de Liga dos Campeões. Seu currículo fala por si só. Deixou o Real Madrid depois de quase 15 temporadas. Foi jogador de Seleção por muito tempo. Ainda não fechou com ninguém, mas tem sondagens de inúmeros clubes da Europa.
Deyverson
O centroavante foi o autor do gol que deu a Libertadores de 2021 para o Palmeiras, vencendo o Flamengo na final. Apesar de ter sido herói naquela tarde em Montevidéu, não teve seu contrato renovado com o time paulista. Desde que deixou o clube, não atuou mais. Está no mercado em busca de uma nova equipe.
Cavani
Especulado diversas vezes no futebol brasileiro, inclusive no Grêmio, está sem contrato desde que seu vínculo com o Manchester United se encerrou no fim da temporada europeia passada. É centroavante de renome no futebol mundial, mas tem enfrentado dificuldades para repetir suas grandes atuações. Pode optar por um time na América do Sul para ficar perto da sua fazenda e da família.
Clássico camisa 9, o centroavante está sem clube desde quando rescindiu com o Corinthians no meio desta temporada. É boa alternativa para o time que precisar de um artilheiro com presença de área. Também já teve passagem pelo futebol europeu. Recentemente, teve seu nome ligado ao Guarani.
Diego Costa
Com Atlético do Madri, Chelsea e Copa do Mundo pela seleção da Espanha no currículo, o jogador de 33 anos também obteve sua consagração no Brasil ao conquistar o Brasileirão e a Copa do Brasil pelo Atlético-MG. Porém, meses depois, anunciou sua rescisão com o clube. A distância da família, que permaneceu na Espanha, foi o motivo alegado. Desde então, Diego Costa segue sem clube. Seria uma contratação de grande investimento financeiro.
Luan
Campeão da Libertadores e de outros títulos com o Atlético-MG, o atacante defendeu o Goiás no começo deste ano, mas rescindiu o contrato em maio, quase três meses depois de assinar. Aos 31 anos, pode ser importante para a equipe que tiver carência de um ponta ofensivo.
Cáceres
Experiente no futebol europeu, com passagens por clubes como Barcelona e Juventus, o uruguaio de 35 anos está sem clube desde que deixou o Levante-ESP, no dia 1º de julho. É um jogador que pode atuar em qualquer uma das quatro posições da defesa (nas laterais e nos miolos). É um defensor de imposição.
Gaston Ramírez
O meia de 31 anos foi revelado pelo Peñarol como um camisa 10 clássico. Canhoto, se tornou titular da equipe logo em sua segunda temporada, chamando a atenção do futebol europeu. Atuou em diversos clubes na Europa, sendo seu último time a Sampdoria. Pela seleção uruguaia, passou a ser convocado em 2010, logo após a Copa do Mundo, e seguiu no plantel. Disputou os Jogos Olímpicos de 2012, além da Copa das Confederações de 2013, a Copa do Mundo de 2014 e a Copa América de 2016.
Romero
Titular da seleção argentina em duas Copas do Mundo, Romero tem no currículo ainda passagem pelo Manchester United. O goleiro de 35 anos está livre desde que encerrou contrato com o Venezia-ITA. Recentemente, teve o nome ligado ao Boca Juniors, mas garantiu em entrevista que sequer foi procurado pelo clube de Buenos Aires.
Ansaldi
É um defensor que pode fazer diferentes funções, tanto como zagueiro quanto de lateral esquerdo e direito. Formado no Newell's Old Boys, ele tem uma longa trajetória na Europa, onde defendeu clubes gigantes como Atlético de Madri e Inter de Milão. Sua última equipe foi o Torino, que jogou de 2017 a 2022.