Existem adversários que são verdadeiras pedras no sapato. E Jelena Ostapenko é o tipo de oponente no qual o jogo de Bia Haddad Maia não se encaixa. Depois de ir até a decisão em Toronto — ficou com o vice no domingo — a brasileira sofreu muito com a potência dos golpes da tenista letã e caiu na estreia do WTA 1000 de Cincinnati, com derrota por duplo 6/4, terceiro revés em três jogos no confronto.
Com a eliminação precoce, Bia terá 12 dias para treinar e corrigir os erros antes da largada no Aberto dos Estados Unidos, que começa dia 29 de agosto. Depois de cair na abertura de Wimbledon, ela promete fazer bonito no último Grand Slam da temporada.
Diferentemente da decisão do Toronto, na qual enfrentou uma rival que errou muitos serviços — foram quatro duplas faltas de Simona Halep apenas no primeiro game —, a estreia de Bia Haddad em Cincinnati foi diante de uma excelente sacadora. Ostapenko dificultou muito as ações da brasileira com seus golpes potentes.
A letã começou a partida na pequena e vazia quadra 4 com um ace. Sem conseguir conter o forte serviço da rival, Bia equilibrou também apostando na potência nos saques e na defesa nas trocas de bola. Em um compromisso duro, ela precisou salvar um break point no game oito para empatar em 4 a 4.
Ostapenko abriu vantagem novamente no saque e pressionou o serviço da brasileira. Bia desperdiçou o game point com 40 a 30, não segurou a forte devolução, cometeu um erro não forçado permitindo o set point e depois mandou a direita para fora, perdendo a parcial por 6/4.
Precisando dar uma resposta à adversária, até então tranquila na partida, Bia iniciou o segundo set quebrando o serviço da campeã de Roland Garros-2017 em bom game de devolução. Em pontos diretos, abriu 2 a 0, mostrando calma diante de uma adversária perdendo a paciência com as bolas na linha. O dia se transformou em noite no momento em que veio a virada para 4 a 3.
Levar a virada desestabilizou a paulista, que voltou a ter o serviço quebrado na oitava parcial, com um winner. Ostapenko foi para o saque com 5 a 3, mas desperdiçou a primeira chance de fechar a partida. Devolvendo muito o saque, a letã abriu três match points e fechou na segunda oportunidade, com a terceira quebra na parcial e novo 6/4.