As equipes gaúchas tiveram um ótimo desempenho no Troféu Brasil de judô encerrado nesta terça-feira (16), no ginásio do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte. No total foram 14 medalhas conquistadas e o título geral por equipes para a Sogipa, no masculino, e o vice-campeonato feminino para o Grêmio Náutico União.
O segundo dia de competições teve as categorias mais pesadas em ação. No peso médio masculino (90kg), uma decisão entre dois sogipanos e vitória para Rafael Macedo sobre Marcelo Gomes. Guilherme Schmidt (Minas Tênis Clube) e Rodrigo Menezes (Instituto Reação-RJ) dividiram o bronze.
Na final feminina do médio (70kg), um clássico gaúcho e melhor para Eduarda Vaz, do União, sobre Aléxia Castilhos, da Sogipa. O bronze foi repartido entre Gabrielle Ferreira (Instituto Reação) e Maria Guilherme (Sesi-SP).
Outra final que contou com a presença gaúcha foi a do pesado feminino (+78kg), onde Kátia Alves, do União, foi superada por Giovanna Santos (Flamengo). Ágatha Silva (Judô Praia Grande-SP) e Ana Damasceno (Minas Tênis Clube) completaram o pódio.
A Sogipa ainda faturou nesta terça (16), o bronze na categoria meio-pesado masculina (100kg) com Leonardo Gonçalves, que dividiu a posição com Eduardo Silva (Minas Tênis Clube). Na final, André Humberto (Instituto Reação) superou Rafael Buzacarini (Pinheiros-SP).
No primeiro dia de competições, os sogipanos David Lima e Daniel Cargnin fizeram a final do peso leve (73kg), com vitória de Lima. João Pedro Macedo foi prata no meio-médio (81kg), enquanto Tiago Pinho ficou com o bronze na mesma categoria. Já Gabriel Genro e Aírton da Silva dividiram o terceiro lugar no meio-leve (66kg), enquanto Matheus Takaki foi bronze no ligeiro (60kg), que teve Henrique Gusmão, do Grêmio Náutico União, como vice-campeão.
Com dois ouros, três pratas e cinco bronzes, a Sogipa foi a campeã no masculino, superando o Pinheiros, que ganhou dois ouros e duas pratas. O Instituto Reação terminou com dois ouros e um bronze.
O União ficou em segundo na disputa feminina, com um ouro e uma prata, à frente do Instituto Reação, que levou um ouro e seis bronzes. O Flamengo, com dois ouros, foi o campeão.
Na quarta-feira (17), também na Arena Minas, começará a disputa do Grand Prix Nacional. O evento de equipes mistas terá 11 clubes: AABB (PR), Associação Desportiva Shiro Saigo (RN), Paulistano (SP); Paineiras do Morumby (SP); Flamengo, Pinheiros, Instituto Reação, Sogipa, Sociedade Morgenau, Umbra-Vasco (RJ) e os anfitriões do Minas Tênis Clube.
As fases preliminares (quartas de final, semifinais e repescagens) ocorrem das 9h às 13h. Já as disputas por medalha serão na quinta-feira (18), das 10h às 12h.
A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) transmitirá ao vivo as lutas em seu portal: cbj.com.br.