Após as disputas do Troféu Brasil em Porto Alegre, do Campeonato Pan-Americano, no Rio de Janeiro, e do Campeonato Brasileiro, em Lauro de Freitas, na Bahia, os ginastas brasileiros se preparam para o Campeonato Sul-Americano de Ginástica Artística, que acontecerá de 18 a 22 deste mês em Lima, no Peru.
De olho na preparação para o Campeonato Mundial, em novembro, em Liverpool, e em etapas da Copa do Mundo e os Jogos Sul-Americanos, em Assunção, no mês de outubro, a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) tem mesclado as atletas.
Com esse objetivo, o time feminino do Brasil que estará em Lima terá a presença de Rafaela Oliva, do Grêmio Náutico União. A ginasta de 18 anos viajou na segunda-feira (15) para a capital peruana.
— A Rafaela é uma ginasta adulta que ainda é jovem. Com 18 anos recém feitos está tendo sua terceira participação em eventos internacionais. Neste Campeonato Brasileiro mostrou regularidade e uma boa qualidade de execução, sendo por este motivo convocada para substituir uma ginasta afastada devido a lesão (Gleyce Lino Rodrigues). Tudo foi muito rápido e a Rafa ficou muito feliz com a oportunidade. Seus melhores aparelhos são trave e solo, esperamos que mantenha a regularidade e possa brilhar neste evento — comenta Adriana Alves, coordenadora técnica da ginástica artística feminina da CBG e do União, onde também é a treinadora principal da equipe.
Rafaela começou na ginástica aos três anos e tem como maior resultado da carreira a medalha de bronze na trave, na Gymnasiade, disputado em maio de 2022, na França.
— No final tu vês que o esforço valeu a pena. Eram coisas simples que parei de fazer. A pandemia foi difícil, estávamos treinando bem menos que o de costume. Era um treino puxado, mas de casa, e quando voltei a treinar normal, voltei ainda mais forte — relembra a ginasta que viveu momentos difíceis com pandemia de covid-19 e teve a confiança abalada depois da pandemia.
A equipe brasileira feminina no Sul-Americana terá, além de Rafaela Oliva, Beatriz Ferreira, Luíza Trautwein e Thaís Fidélis, todas do Pinheiros-SP, Camille Giovanini Fonseca (Sesi-SP) e Luísa Maia (Flamengo).
O time masculino será composto por Leonardo Souza, Patrick Sampaio e Diego Paes, trio do Pinheiros, Bernardo Actos (Minas Tênis Clube), Murilo Pontedura e Yuri Guimarães (SERC Santa Maria-SP).