A brasileira Bia Haddad Maia não vai esquecer tão cedo de Jelena Ostapenko. Eliminada na estreia do WTA 1000 de Cincinnati pela letã, ela tinha chance de revanche nesta sexta-feira (19), em duplas, mas mais uma vez acabou superada pela rival, agora ao lado de Anna Danilina, com derrota por 6/3, 3/6 e 10/8. Com o revés, o Brasil não tem mais representantes na competição americana.
A partida começou com quebra de saques de ambos os lados. Depois, as duplas trocaram pontos até 3/3, quando Ostapenko e Lyudmyla Kichenok novamente aproveitaram um break point para fazer 4 a 3. Fecharam o saque sem problemas e fecharam em nova quebra.
Brasileira e cazaque abriram logo 2 a 0 no segundo set. Cederam o empate, depois ampliaram para 5/2. Não fecharam no serviço, mas fizeram 6/3 em mais uma quebra, levando a decisão ao super tie-break. Na parcial rápida, de pontos somados diretos, tiveram 5/4 e dois saques e não aproveitaram. No fim, em nova quebra, caíram com 10/8.
Pela campanha, Bia e Danilina receberão 190 pontos no ranking de duplas, o que as ajuda na corrida por uma vaga no WTA Finals. Vice-campeãs do Aberto da Austrália em janeiro, elas iniciaram a semana ocupando o nono lugar nessa lista, mas já saltam para a sétima posição com os resultados de momento.
O próximo torneio da paulista no circuito será o Aberto dos EUA, que começa em 29 de agosto. Ela estava inicialmente inscrita para jogar o WTA 250 de Granby, no Canadá, na próxima semana, mas retirou seu nome da lista nesta sexta-feira.