Marcus Vinícius DAlmeida conseguiu mais um resultado de destaque internacional no tiro com arco. Vice-campeão mundial em Yankton, nos Estados Unidos, em 2021, o brasileiro foi para as semifinais da etapa de Paris da atual edição da Copa do Mundo, após deixar quatro adversários pelo caminho. O último deles foi o turco Mete Gazoz, campeão nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
— Estou feliz com meu trabalho e por vencer um campeão olímpico. Competi contra muitos bons arqueiros hoje. Não atirei nenhum de 30, mas ainda consegui acertar o amarelo. No tiro com arco, se você tiver paciência para tentar melhorar a cada vez, é muito provável que você vença — comentou o arqueiro brasileiro.
Depois de avançar ao mata-mata em 12º lugar, na quinta-feira, Marcus iniciou a jornada desta sexta vencendo o alemão Nico Schiffhauer por 6 a 2, de virada, durante a disputa da segunda rodada. Na fase seguinte, encarou Jeff Henckels, de Luxemburgo, em duelo complicado, no qual perdeu dois sets antes de buscar virada e vencer por 6 a 4.
O resultado do confronto contra o luxemburguês se repetiu no duelo seguinte, contra o turco Samet Ak, pelas oitavas de final. Então, nas quartas, foi a vez de encarar o campeão olímpico Mete Gazoz. O arqueiro brasileiro viu o turco fechar o primeiro set com vitória por 29 a 28, mas reagiu e venceu o segundo por 29 a 27. Gazoz levou o terceiro e DAlmeida empatou de novo, no quarto, antes de conseguir a vitória por 27 a 26 no set final.
O jovem de 24 tentará avançar à final no domingo, quando disputa a semifinal. O adversário será o experiente sul-coreano Oh Jin-hyek, de 40 anos, dono de dois ouros olímpicos, um na disputa individual de Londres, em 2012, e outro na prova por equipes de Tóquio, em 2021. A final será disputada no mesmo dia. Na outra semi, a batalha é entre o sul-coreano Kim Je Deok e Dan Olaru, da Moldávia.
Outro brasileiro em ação na disputa masculina do arco recurvo foi Matheus Gomes, eliminado na terceira rodada pelo francês Pierre Plihon.
Na disputa feminina, Ane Marcelle dos Santos, 40ª do ranking mundial, foi eliminada pela indonésia Rezza Octavia nas oitavas de final. As demais brasileiras na disputa, Ana Luiza Caetano (44ª), Ana Machado (51ª) e Marina Canetta (61ª) perderam na primeira rodada eliminatória.