O Brasil derrotou nesta sexta-feira (10), a República Dominicana por 66 a 52, pelas quartas de final da FIBA AmeriCup sub-18 masculina, em Tijuana, no México, e carimbou o seu lugar em uma das semifinais do torneio contra o Canadá, que derrotou Porto Rico por 86 a 78. A partida acontecerá neste sábado, às 20h30, e poderá ser acompanhada ao vivo no Facebook da CBB e também na CBB TV.
Com a campanha no México, a seleção brasileira está de volta ao Campeonato Mundial sub-19 após nove anos. A próxima edição será disputada em Debrecen, na Hungria, em 2023. O último mundial disputado pelo Brasil nesta categoria foi em 2013, na geração com Arthur Pecos, Humberto, Du Sommer, Lucas Dias, Léo Demétrio, Danilo Fuzaro, entre outros.
A equipe brasileira começou o jogo nervosa e viu a República Dominicana abrir 8 a 3. Reynan, líder do time em pontuação, se pendurou com duas faltas e foi para o banco. Aos poucos, Gui Tesch e Lucas Atauri ajudaram vindo de fora e o Brasil se acertou, fechando o primeiro quarto na frente por 13 a 12. No segundo período, a seleção manteve a pegada e conseguiu virar para o intervalo com 32 a 22 no placar.
Nos dois quartos seguintes, o Brasil conseguiu colocar em quadra seu jogo mais coletivo e chegou a abrir 20 pontos em cima dos dominicanos. Rodando bastante o grupo, o time do técnico Vitor Galvani controlou o placar e venceu para confirmar um lugar na semifinal e a vaga no Mundial.
Os principais destaque da partida foram o ala Guilherme Tesch, do North Broward Preparatory School (EUA), com um duplo-duplo de 23 pontos e 11 rebotes, e os alas-armadores Lucas Atauri (Paulistano), que fez 11 pontos e apanhou cinco rebotes, e Du Klafke(Sesi/Franca), que terminou com 13 pontos e cinco rebotes.