Viviane Jungblut está classificada para a final dos 800m livre do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, em Budapeste, na Hungria. Nesta manhã de quinta-feira (23), ela terminou as eliminatórias com o tempo de 8min32s26 e ficou com o nono lugar, o que a tornou a primeira reserva. Porém, a australiana Kiah Melverton, que terminou em oitavo, saiu da prova e a nadadora do Grêmio Náutico União ficou com a vaga.
— Normalmente nos 800 eu tenho um pouco esta dificuldade. Faltou entrar no ritmo um pouco antes. Primeira reserva deixa um gostinho de quero mais, mas não sendo por isso estou satisfeita com a prova — disse a gaúcha ao canal SporTV após a prova e ainda sem saber da desistência de Melverton, que foi comunicada horas depois.
Esta será a segunda final de Viviane no Mundial. Antes, ela já havia conquistado o sétimo lugar nos 1.500m livre, um posição abaixo da também brasileira Beatriz Dizotti.
A melhor marca das eliminatórias (8min17s51) ficou com a americana Katie Ledecky. Tricampeã olímpica da prova, ela busca o pentacampeonato mundial.