A torcida marcou presença no Ginásio do Sesi e a seleção brasileira de basquete masculino conseguiu sua primeira vitória nas Surdolimpíadas. Depois de sair perdendo para Taipei em um começo com pouca intensidade, a equipe do técnico caxiense Flávio Manara conseguiu a virada ainda no primeiro quarto, e se manteve no resto da partida à frente do placar, vencendo por 70 a 65.
O Brasil volta à quadra contra a Ucrânia, nesta quarta-feira (4), às 12h30min, novamente no Sesi. Os ucranianos, candidatos a subirem no pódio, venceram, mais cedo, a Lituânia com certa facilidade.
O primeiro quarto da partida entre Brasil e Taipei acabou com vantagem de um ponto para os brasileiros, que conseguiram se recuperar depois de um início sonolento e nervoso. Os erros de passes no garrafão deixavam claro que a equipe sentia o peso da estreia. Com o passar dos minutos e sob o comando do ala/pivô Dênis Panke, natural de Santa Cruz do Sul, a seleção se recuperou e conseguiu terminar em vantagem.
No segundo quarto, a lógica foi diferente. Depois de abrir uma margem de oito pontos, o time pareceu se desconcentrar e viu a vantagem ir diminuindo conforme o tempo foi passando. Na última tentativa de Taipei, poucos segundos antes do cronômetro disparar, o placar na ida para o intervalo ficou em 36 a 34 para os brasileiros.
Aos sinais de “eu sou brasileiro com muito orgulho” (confira vídeo) da torcida brasileira que se fez presente nas arquibancadas do ginásio, o Brasil sucumbiu a velocidade do time de Taipei e nem mesmo a pouca rotação da equipe adversária — que tinha apenas dois reservas — fez com que os brasileiros conseguissem abrir vantagem no placar.
O último quarto reservou melhor sorte para o Brasil. Com um time mais descansado, a seleção conseguiu enfim criar uma margem confortável de pontos, selando a primeira vitória nas Surdolimpíadas.