Renato Portaluppi, ex-treinador do Grêmio, lamentou a morte do jornalista e escritor David Coimbra, 60 anos. O técnico relembrou a relação de amizade construída pelos 30 anos de convivência que se iniciou ainda em seus tempos como jogador e do respeito que tinha pelo trabalho de David.
— Hoje, infelizmente, fui surpreendido com uma notícia muito triste. Grande jornalista, grande amigo e companheiro de chopes. Muitas vezes veio me visitar no Rio de Janeiro. Muita resenha, tanto aqui no Rio como em Porto Alegre. Amigo de muitos anos. Infelizmente essa notícia chegou. Não só a imprensa gaúcha está de luto, mas também a do Brasil todo. Meu sentimento para a família. É uma grande perda como amigo e profissional. Uma tristeza geral. Que Deus o tenha e possa confortar seus familiares. Não só o Rio Grande do Sul está de luto, mas o Brasil todo — disse Renato, em áudio disponibilizado pela Rádio Gaúcha.
A relação de amizade entre o ídolo do Grêmio e o jornalista também rendeu uma série de entrevistas e colunas históricas. Após assumir o clube em 2016, o técnico falou com David sobre a relação dele com o futebol e como encarava o assédio.
Após o ciclo de conquistas da Copa do Brasil, Libertadores, Recopa Sul-Americana e dois títulos Gaúchos até 2019, Renato também conversou com David Coimbra sobre seus planos para o futuro — incluindo o sonho de treinar a Seleção Brasileira.
Os textos de David Coimbra registraram também os pontos baixos da relação de Renato Portaluppi com o Grêmio. Em 2021, o jornalista falou sobre a demissão do ídolo.