O Manchester City inaugurou nesta sexta-feira (13) uma estátua dedicada ao seu ex-atacante argentino Sergio Agüero, por conta do décimo aniversário do gol marcado por "El Kun" que deu ao clube sua primeira Premier League (no formato atual).
A estátua, instalada na entrada do Etihad Stadium e elaborada pelo escultor Andy Scott, é composta por milhares de peças soldadas de aço galvanizado e representa o atacante argentino com o torso nu e a camisa na mão comemorando esse gol histórico.
— O Manchester City FC tem o prazer de revelar uma estátua permanente da lenda do clube Sergio Agüero no Estádio Etihad no décimo aniversário do primeiro título da Premier League do clube e o icônico momento '93:20' — disse a entidade nesta sexta-feira.
Além disso, apresenta um sistema de iluminação durante a noite com a cor azul clara do clube. Durante seus anos no clube de Manchester, para o qual se transferiu vindo do Atlético de Madrid, Agüero conquistou cinco títulos da Premier League, uma FA Cup e seis Copas da Liga.
— A contribuição de Sergio Agüero para o Manchester City em uma era decisiva para o clube não pode ser exagerada. Ele é sem dúvida um dos melhores jogadores — disse o presidente do clube, Khaldoon Al Mubarak.
O jogador, aos 33 anos, falou sobre a emoção de ser homenageado, principalmente após um problema cardíaco sofrido em um jogo do Barcelona, clube para o qual se transferiu em 2021 após concluir seu ciclo na Inglaterra.
— A verdade é que para mim é algo muito bonito, me ver há 10 anos é muito emocionante. Nesses 10 anos consegui ganhar muitos troféus e pude ajudar o clube a se tornar um dos mais importantes do mundo.
O técnico do City, Pep Guardiola, também falou sobre o ex-jogador.
— Mais do que merecido, é uma grande honra para Sergio, sua família e seus amigos. Ele é um ícone para este clube, pelo gol que marcou no minuto 93, mas não só por isso, por toda a sua carreira.
Nos acréscimos da última partida da temporada 2011-2012 da Premier League, contra o Queens Park Rangers, Agüero marcou o gol da vitória por 3 a 2 e que deu ao City o título à frente do rival Manchester United. Esta sexta-feira marcou exatamente 10 anos desse gol emblemático.