Não foi como os gaúchos gostariam, mas o STU National de Porto Alegre, segunda etapa do circuito nacional de skate, acabou neste domingo (29) na pista da Orla do Guaíba. A maior pista da América Latina merecia evento do porte da etapa trazida para a Capital, o público comprou a ideia e lotou arquibancadas nos três dias — sexta, sábado e domingo —, mas a chuva não colaborou com a expectativa de ver grandes manobras na final do street e do park.
A tônica do domingo foi mais ou menos parecida com aquela que vinha sendo vista nos últimos dias na pista. A chuva vinha, parava, os organizadores usaram rodos e sopradores de folhas para tentar secar e permitir que os skatistas enfim disputassem as finais. As decisões deveriam começar a partir das 13h, mas os pingos que caíam foram postergando o começo do evento.
Em determinado momento, as finalistas do park feminino começaram a fazer manobras dentro da pista, o alerta do aquecimento de 20 minutos (que marca efetivamente o começo da preparação para as voltas) chegou a ser anunciado, mas a chuva voltou a ficar forte na Capital. As horas foram passando, os pingos continuaram e, às 18h15min, a organização do evento anunciou que as competições estavam canceladas.
Assim, para decidir os vencedores, foram levadas em consideração as notas feitas por eles nas semifinais no último sábado. Uma das maiores promessas do skate brasileiro e atração para todos que compareceram ao STU National, em Porto Alegre, Raicca Ventura, aos 15 anos, ganhou a segunda etapa do circuito no park feminino — já havia levado em Criciúma. A paulista fez 59,33 pontos e superou Yndiara Asp e Sofia Godoy, que completaram o pódio.
No park masculino, sem Pedro Barros, medalhista olímpico em Tóquio no ano passado, que parou nas semifinais, quem levou a melhor foi Luigi Cini, que fez a melhor nota no sábado. O pódio foi completado por Pedro Carvalho e Guilherme Khury, mais uma jovem promessa do skate nacional. Khury é o skatista mais jovem a fazer um 1080 no vertical, o mais jovem participante dos X-Games (quando tinha 10 anos e 225 dias) e o mais jovem medalhista do vert nos X-Games aos 13 anos e quatro meses.
Giovanni Vianna foi o grande campeão no street masculino. Os 231,89 pontos que o paulista fez na semifinal o garantiram como vencedor da etapa gaúcha do circuito. Ele superou Gabryel Aguilar, que havia feito a melhor nota na eliminatória, na sexta, e João Lucas Alves, o Xuxu, gaúcho de Cachoeirinha e integrante da seleção brasileira de skate.
Sem Rayssa Leal e Pâmela Rosa, que optaram por não vir à Porto Alegre, quem ficou com o título no street feminino foi Gabi Mazetto. Ela havia, justamente, sido superada pelas duas primeiras na etapa de Criciúma. Sem concorrentes, Gabi venceu com 103,13 pontos.
No ano passado, ela era uma das skatistas cotadas para representar o Brasil no street nas Olimpíadas de Tóquio, mas descobriu que estava grávida de Liz e teve que deixar o skate de lado. Em Porto Alegre, Gabi, inclusive, trouxe a filha para acompanha-lá.
Veja o pódio das categorias
Street masculino
- Giovanni Vianna – 231,89
- Gabryel Aguilar – 231,17
- João Lucas Alves – 225,59
Street feminino
- Gabi Mazetto – 103,13
- Carla Karolina – 98,31
- Kemily Suiara – 92,31
Park feminino
- Raicca Ventura – 59,33
- Yndiara Asp – 56,00
- Sofia Godoy – 54,07
Park masculino
- Luigi Cini – 85,00
- Pedro Carvalho – 81,00
- Gui Khury – 80,00