A partir do dia 1º de maio, Caxias do Sul irá receber a 24ª edição das Surdolimpíadas de Verão. Será a primeira vez que a América Latina irá receber uma competição desse porte — a primeira edição ocorreu em 1924, em Paris.
Vinte modalidades serão realizadas em diversas praças esportivas da cidade da Serra e receberão mais de 6 mil atletas nos 15 dias de disputas. A Universidade de Caxias do Sul (UCS) é o local com mais modalidades em disputa. Serão oito competições, com caratê, handebol, vôlei de praia, orientação, taekwondo, vôlei, luta livre e luta greco-romana.
GZH preparou um gráfico mostrando as datas de cada uma das modalidades das Surdolimpíadas. Além disso, serão 13 praças com disputas (outras receberão apenas treinamentos).
Universidade de Caxias do Sul (UCS), Pavilhões da Festa da Uva (Centro Olímpico), Santuário de Caravaggio, Estádio Centenário, CT do Juventude, Fundação Marcopolo, Estádio Municipal de Caxias do Sul, Complexo do Sesi, ginásio do Vasco da Gama, Golf Club, Recreio da Juventude, Parque Salto Ventoso e Ginásio Municipal de Farroupilha foram os lugares escolhidos para sediarem as competições.
CENTRO OLÍMPICO
Os Pavilhões da Festa da Uva também serão utilizados. O espaço será o centro de toda organização das Surdolimpíadas. Pela sua magnitude, o local receberá uma série de atividades e servirá também como uma Praça Olímpica, onde o público poderá interagir com os surdoatletas e ver a entrega das medalhas aos vencedores.
Ainda dentro dos centro de eventos, próximo ao monumento Jesus Terceiro Milênio, será instalada a Pira Olímpica, visível a toda cidade. O público poderá ainda acompanhar uma modalidade esportiva no parque, o boliche.
CICLISMO SOB A PROTEÇÃO DE CARAVAGGIO
Acostumada a receber os passos dos romeiros e devotos a Nossa Senhora de Caravaggio, o santuário localizado na cidade de Farroupilha receberá pedaladas, em alta rotação, dos profissionais do ciclismo. O trajeto do Caminhos de Caravaggio foi escolhido como palco para a competição da modalidade.
Provas ao ar livre terão um diferencial de organização, as estruturas provisórias. Para a realização, por exemplo, do ciclismo, serão montadas tendas e lounges temporários para dar o suporte aos atletas participantes. São áreas de isolamento, espaço para arbitragem e antidoping.
Da mesma forma, a maratona terá a montagem de arquibancadas móveis na rua Alfredo Chaves. Símbolo dos jogos antigos, a prova terá sua largada e chegada em frente à prefeitura municipal de Caxias, como uma homenagem à cidade sede dos jogos. O percurso será o mesmo adotado na Meia Maratona de Caxias, com duas voltas.
LOCAIS DE PROVAS DAS SURDOLIMPÍADAS
Atletismo - Complexo do SESI
Badminton - Fundação Marcopolo
Basquete - SESI e Vascão
Vôlei de Praia - UCS
Boliche - Pavilhões Festa da Uva
Ciclismo - Santuário de Caravaggio
Futebol - Estádio Centenário, Fundação Marcopolo e Estádio Municipal, Campo do Gianella, Campo do Santa Lúcia e Campo do Estrela.
Golf - Golf Club Caxias do Sul
Handebol - UCS
Judô - Recreio da Juventude
Karatê - UCS Ginásio
Mountain Bike - Parque Salto Ventoso (Farroupilha)
Orientação - UCS
Tiro - Clube Caxiense de Caça e Tiro
Natação - Recreio da Juventude Guarani
Tênis de mesa - Town Hall (Farroupilha)
Taekwondo - UCS Ginásio
Tênis - Recreio Juventude
Vôlei - UCS Ginásio
Luta Livre - UCS Ginásio
Luta Greco-Romana - UCS Ginásio