O cavaleiro do Flávio Grillo de Araujo, do Distrito Federal, foi o vencedor do Concurso de Saltos Nacional (CSN), realizado em Porto Alegre ao longo desta semana, que teve a final neste domingo (24). Montando Kirk do Chach, ele concluiu o percurso em 49,01 segundos e zero faltas.
Assim, o atleta leva para a Brasília o Grande Prêmio White Martins, que distribui pontos para participar da equipe brasileira nos Jogos Sul-Americanos de Assunção, que ocorrem em outubro, no Paraguai. O vencedor do GP recebeu, ainda, o troféu 250 anos de Porto Alegre, que foi entregue pelo prefeito Sebastião Melo, que assistiu à prova na Sociedade Hípica Porto Alegrense.
O segundo lugar ficou com Sthepan de Freitas Barcha, montando Chevaux Primavera Imperio Egipsio, que fez 49,45 segundos. A terceira posição foi conquistada pelo conjunto Cícero Faustino Barros montando Cassino Blue Já, em 52,49 segundos.
O Grande Prêmio White Martins, disputado na pista de grama, com altura máxima de 1,55m e largura dos obstáculos de 3m80cm, encerrou a competição. A prova, que iniciou às 15h e encerrou às 16h55min, foi disputada por 25 conjuntos. Deste total, 12 classificaram-se para o desempate — os que fizeram apenas uma falta na primeira etapa e perderam quatro pontos.
Mais de 3 mil pessoas compareceram ao evento nos quatro dias de competição na Sociedade Hípica Porto Alegrense. Foram 22 provas ao todo, com a participação de 261 conjuntos, um dos maiores em participante nos últimos anos.
Além de servir como seletiva para os Jogos Sul-Americanos, cuja equipe será formada em agosto, o CNS abrigou também as segundas etapas do Xtreme Teams Challanger (XTC), disputado pela primeira vez em Porto Alegre, e sênior top.
O presidente da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), Fernando Sperb, informou que a equipe brasileira nos Jogos Sul-Americanos será composta por cinco atletas (quatro titulares e um reserva). A seletiva se encerra em agosto, em São Paulo, passando também por Curitiba e Rio de Janeiro.
O evento realizado em Porto Alegre também foi palco da primeira etapa do circuito nacional de amadores, e a terceira do circuito nacional de cavalos novos.
Antes de iniciar o GP White Martins, o presidente de honra do concurso, Jorge Gerdau Johannpeter, homenageou o cavaleiro olímpico argentino Justo Albarracin, de 70 anos. Ele anunciou que está se despedindo do esporte e lembrou que participou de quase todos os eventos hípicos em Porto Alegre.