O time Audacius venceu a final da segunda etapa do campeonato Longines Xtreme Teams Challenge (XTC), disputada por oito equipes na Sociedade Hípica Porto Alegrense, na capital gaúcha, neste fim de semana. A prova decisiva ocorreu na tarde de sábado (23), com a vitória dos cavaleiros Marcello Ciavaglia (com o cavalo HST Cartouche), Leandro Mosquine (Abril Hieno) e Lucio Osório (MDF Quenia).
Essa foi a segunda vitória da equipe no Longines Xtreme Teams Challenge 2022, uma disputa por equipes criada pelo cavaleiro Doda Miranda. O time foi o único que não cometeu faltas e zerou a pista, armada com obstáculos de 1,4 metro de altura.
Assim, a equipe Instituto Mood Audacius passou a somar 60 pontos na competição, abrindo boa vantagem de 14 pontos sobre o time Stuttgart Porsche Superare, que ficou em segundo ao cometer duas faltas e somar oito pontos perdidos.
As faltas foram registradas após Daniel Cesar Maranhão Khury (Celtic Boy JMen) e José Reynoso (Casiliero JMen) derrubarem um obstáculo cada. Leandro Abrahão (Disco) zerou a pista.
Em terceiro lugar na final da segunda etapa ficou a equipe Espaço Laser Imperium, campeã da temporada passada, que cometeu três faltas e somou 12 pontos perdidos. O time foi representado por Lucas Teixeira Lima (Alpha Condor), com duas derrubas, Doda Miranda (Princess De Revel RF), com uma falta e Guilherme Dutra Foroni (Casella Bianca JMen), sem faltas. Com o oitavo lugar na primeira etapa, a Imperium subiu para o sexto lugar na competição, com 32 pontos.
O quarto lugar da prova entre equipes foi do time Exitum, que cometeu cinco faltas e somou 20 pontos perdidos, com três derrubadas de Pedro Paulo Cordeiro (She Boy), uma de Andre Fonseca Moura (Henessy M) e uma de Sthefan Freitas Barcha (Chevaux Angelina). No campeonato, com este resultado, a equipe manteve o quarto lugar, mas agora está empatada em número de pontos (38) com a equipe Artem, que não foi tão bem na final desta segunda etapa.
A terceira etapa do Longines XTC 2022 ocorre nesta semana, na Sociedade Hípica Paranaense, em Curitiba, de 27 de abril (quarta-feira) a 1º de maio (domingo).