Alguns dos grandes nomes do hipismo nacional estarão em Porto Alegre a partir desta quinta-feira (21). A Sociedade Hípica Porto Alegrense sediará até o domingo (24), o Concurso de Salto Nacional (CSN) — Quatro Estrelas, que serve como seletiva para a formação da equipe brasileira de hipismo que disputará os Jogos Sul-Americanos de 2022, em outubro, no Paraguai.
Serão quatro dias de atividades, em que mais de 200 conjuntos participarão de 22 provas (de 1,00m a 1,55m), em pistas de areia e grama. O principal destaque é o Grande Prêmio White Martins, realizado no domingo, em que o vencedor também ganhará o Troféu 250 anos de Porto Alegre.
O evento será palco, ainda, de diferentes circuitos nacionais (Cavalos Novos, passando pelos Amadores e Sênior Top). Estão previstos mais de R$ 400 mil em prêmios, além de pontos no ranking nacional da modalidade.
A competição marca a retomada do circuito nacional de hipismo no Rio Grande do Sul desde o início da pandemia. A amazona Karina Johannpeter, presidente da Federação Gaúcha de Esportes Equestres (FGEE), destaca a importância do retorno dos grandes torneios à capital gaúcha.
— Temos em torno de 250 conjuntos confirmados , um número significativo se comparado ao histórico de participações. Estamos muito felizes com a retomada dos grandes eventos a Porto Alegre. O Concurso de Salto Nacional é muito importante para o âmbito estadual — salienta.
Medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, em 2003, e de família tradicional no hipismo, Karina ressalta a relevância da competição como incentivadora na formação de novos atletas.
— Funciona como um motor de incentivo ao esporte equestre no estado do Rio Grande do Sul. O nosso estado tem uma linda tradição ligada ao cavalo e temos que aproveitar esta nossa história para desenvolver mais jovens talentos. Um dos grandes objetivos do CSN é dar a oportunidade para estes jovens assistirem de perto e participarem de uma competição de alto nível nacional — pontua.
Em paralelo ao Concurso de Salto Nacional, Porto Alegre receberá pela primeira vez o Longines Xtreme Teams Challenge (XTC), promovido pelo cavaleiro Doda Miranda no Brasil. Esta será a segunda etapa da atração — a primeira foi disputada em Campinas, em março — que conta com a maior premiação do hipismo nacional, com o valor total de R$ 2 milhões.
O campeonato de equipes coloca frente a frente os melhores cavaleiros do país, junto a esportistas menos experientes. Doda Miranda faz parte da Imperium, campeã da temporada passada.
— A meta principal do Longines XTC é fazer com que os concorrentes menos experientes comecem a sentir a pressão de uma disputa oficial. Os cavaleiros mais novos e menos experientes têm a importante missão de classificar a equipe na melhor posição possível para a final de cada uma das etapas disputadas — explica.
Entre os demais competidores, estarão os cavaleiros olímpicos José Roberto Reynoso e Vitor Alves, e o medalhista de ouro por equipes nos Jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007, Cesar Almeida.
— Este campeonato é importante para que os novos cavaleiros aprendam a lidar com a pressão em equipe. Para nós profissionais, é também uma grande satisfação vivenciar isso com os novos talentos — enfatiza Reynoso, da equipe Superare.
Serviço
- O quê: Concurso de Salto Nacional, Longines Xtreme Teams Challenge (XTC), além de de diferentes circuitos nacionais (Cavalos Novos, passando pelos Amadores e Sênior Top)
- Onde: Sociedade Hípica Porto Alegrense
- Endereço: Av. Juca Batista, 4931
- Quando: de 21 a 24 de abril (manhã e tarde)