Neste domingo, 13 de fevereiro, as atenções do mundo estarão voltadas para o Super Bowl, megashow esportivo e cultural que marca o final da temporada profissional de futebol americano, no SoFi Stadium, em Los Angeles, na Califórnia, com a decisão entre o Cincinnati Bengals e o Los Angeles Rams. E a festa e atenção ao jogo no Brasil não será diferente dos Estados Unidos.
Segundo dados do Sponsorlink, maior pesquisa especializada em esportes do mundo do IBOPE Repucom, o número de brasileiros conectados que se declaram fãs de futebol americano passou de 15,2 milhões de pessoas, em 2016, para 33 milhões, em 2021, um crescimento de 117% nos últimos 5 anos.
Esse crescimento reflete na expectativa do torcedor brasileiro em receber nos próximos anos um jogo do esporte em solo tupiniquim. Nesta semana, a NFL anunciou que a Alemanha receberá quatro partidas nos quatro próximos anos. A notícia fez com que os fãs brasileiros ficassem em polvorosa, na expectativa de que o Brasil seja o próximo destino da liga. Aliás, a NFL, no ano passado, anunciou que o Miami Dolphins teve proposta aprovada para comercializar o mercado brasileiro, podendo fazer ações para promover a franquia aqui no país.
Ainda, de acordo com a pesquisa, 51% são do sexo masculino, sendo 61% entre 18 e 39 anos, e a modalidade apresenta afinidade com a parcela da população de renda alta.
A base de fãs da modalidade entre os internautas brasileiros com 18 anos ou mais, por sua vez, cresceu 50% no mesmo período, passando de 20% da população conectada para 30%, conforme a onda mais recente da pesquisa Sponsorlink, do IBOPE Repucom, realizada em novembro de 2021.
futebol-americano
Número de fãs do futebol americano no Brasil mais que dobrou nos últimos cinco anos
Lance
LANCE!
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: