A patinadora Kamila Valieva, 15 anos, recorreu e teve sua suspensão por doping retirada pela Corte Arbitral do Esporte (CAS) nesta segunda-feira. Com isso, a atleta russa, que já havia conquistado a medalha de ouro na primeira semana da Olimpíada, poderá voltar a competir na patinação artística nos Jogos de Inverno de Pequim.
Kamila Valieva testou positivo para a substância trimetazidina em exame antidoping realizado em dezembro de 2021, pelo Campeonato Russo de Patinação Artística. Porém, o resultado saiu apenas no dia 8 de fevereiro, dois dias após a atleta russa ter conquistado a medalha de ouro. A jovem russa se tornou a primeira mulher a completar um salto quádruplo em uma prova de patinação artística.
A atleta foi suspensa provisoriamente de competir e estava, assim, fora das Olimpíadas. Porém, Kamila Valieva recorreu e conseguiu que seu afastamento da pista de gelo fosse retirado. A reunião para tomar essa decisão teve quase seis horas de duração e contou com a participação de representantes do Comitê Olímpico Internacional, da Federação Internacional de Patinação, do Comitê Olímpico Russo e da Agência Anti-Doping da Rússia (Rusada).
Após a reunião, a CAS decidiu por retirar a suspensão da atleta. Entre os argumentos do órgão estão que ainda não há evidências suficientes para o caso de Kamila Valieva. Ainda não houve uma decisão oficial sobre o que vai acontecer com o pódio da patinação artística por equipes, em que a russa brilhou e levou o ouro para o ROC (Comitê Olímpico Russo), mas teve a cerimônia adiada. Nesta terça-feira, a adolescente vai competir pela prova do individual feminino no programa curto da patinação artística.