Na noite do último domingo (13), após a exibição do programa diário do Big Brother Portugal, o ex-jogador do Grêmio Jardel foi informado sobre a morte de sua mãe, Maria de Fátima, aos 67 anos, ocorrida horas antes. Ele foi avisado por seus familiares que entraram na casa para lhe contarem a notícia.
Apesar disso, o ex-jogador decidiu por continuar no jogo, faltando 15 dias para o programa terminar. Assim como o Jardel, os outros cinco participantes foram avisados sobre a notícia e manifestaram seu apoio ao concorrente pelo prêmio do programa. As informações foram publicadas na página oficial da TV que transmite o reality português.
— Amor de mãe não tem como. Mas ela foi e me viu bem. Eu vou guardar isso, porque ela me viu bem aqui — declarou Jardel após a decisão de continuar no jogo, enquanto recebia o apoio dos outros participantes.
Nas últimas semanas, o ex-centroavante já havia pensado em deixar o Big Brother Portugal (que por lá conta apenas com famosos), principalmente pela má relação que tem com Bruno Carvalho, ex-presidente do Sporting, a quem acusa de manipulador. No entanto, após conversar com os outros participantes, desistiu da ideia. No domingo, Carvalho foi eliminado pelo público.