A japonesa Naomi Osaka, favorita ao título, sofreu uma lesão abdominal e precisou desistir da semifinal do WTA 250 de Melbourne, na Austrália, diante da russa Veronika Kudermetova, garantida na final sem precisar entrar em quadra e que agora buscará a segunda conquista de sua carreira.
A adversária da31ª colocada no ranking mundial será Simona Halep, vencedora da outra disputa por vaga na decisão. A romena, ex-número 1 do mundo, venceu a chinesa Qinwen Zheng por 6/3 e 6/2 para avançar a 41ª final de sua carreira. Com isso, encerrou um jejum de mais de 15 meses sem disputar títulos, iniciado após a conquista do WTA 1000 de Roma, em agosto de 2020.
Também em Melbourne foi definida a final de duplas, que colocará as italianas Sara Errani e Jasmine Paolini diante das norte-americanas Asia Muhammad e Jessica Pegula. Nas semifinais, as europeias superaram as australianas Destanee Aiava e Lizette Cabrera em sets diretos (6/2 e 6/4) e as jogadoras dos Estados Unidos passaram pela parceria da eslovaca Viktoria Kuzmova e a russa Vera Zvonareva por 2 a 1, parciais de 6/3, 6/7 (2) e 10-6.