O Gauchão 2022 tem data e hora para começar. Em 26 de janeiro, às 16h, Juventude x Inter e União-FW x Novo Hamburgo iniciam mais uma edição do Estadual. Mais uma vez o torneio será disputado em meio à pandemia de coronavírus. Até o momento, o regulamento não sofreu nenhuma alteração, mas pode ser modificado caso ocorram novas determinações dos órgãos de saúde devido ao aumento no número de casos.
A situação foi analisada pelo presidente da FGF (Federação Gauchão de Futebol), Luciano Hocsman, em entrevista ao programa Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha, nesta quarta-feira (12). O dirigente assegurou que caso os protocolos sanitários sejam reforçados, eles serão cumpridos durante a disputa da competição.
— A forma como estamos conduzindo a temporada de 2002 em relação à nova cepa da covid é a mesma com que vinhamos trabalhando desde 2020, com uma diferença importante, do ponto de vista administrativo, porque não precisamos apresentar um novo protocolo. Vamos aguardar novas diretrizes que as autoridades de saúde do estado e das prefeituras determinarem do ponto de vista de controle da pandemia. Vamos cumprir aquilo que os órgãos de saúde determinarem. Até o momento, não houve alteração principalmente em relação ao público nos estádios.
Em 5 de janeiro, os dirigentes da FGF se reuniram com o comitê de saúde para revisar os protocolos vigentes no Gauchão. Foi decidido que por enquanto não há necessidade de mudanças. Reuniões sobre o tema acontecem desde então.
O regulamento atual prevê que o departamento médico dos clubes atestem a comprovação do ciclo vacinal completo dos jogadores e da comissão técnica, com antecedência mínima de 24 horas antes de cada rodada. Também será exigido a apresentação de um teste RT-PCR com resultado negativo, com antecedência mínima de 24 horas antes de cada rodada. Será exigido também a vacinação dos torcedores para que eles possam ingressar nos estádios.
Na atual versão, uma partida só será adiada caso um dos clubes envolvidos tenham menos de 13 jogadores impossibilitados de jogar devido a casos de covid. O Caxias anunciou, na terça-feira (4), que seis jogadores do elenco testaram positivo para a doença.
Em São Paulo, o governador João Doria limitou nesta quarta-feira (12) em 70% a capacidade de ocupação em eventos, entre eles partidas de futebol.
Confira a primeira rodada do Gauchão 2022
Quarta-feira (26)
16h - Juventude x Inter
16h - União-FW x Novo Hamburgo
19h - Grêmio x Caxias
21h30min - Aimoré x Brasil-Pel
Quinta-feira (27)
19h - Ypiranga x São Luiz
21h30min - São José x Guarany-Ba