Porto Alegre recebeu no último sábado a terceira edição do Campeonato Estadual de Wakesurf, que contou com a participação de atletas de diversos Estados brasileiros, que surfaram nas ondas que se formaram atrás de uma lancha no Rio Guaíba.
O evento premiou atletas em seis categorias: feminino, wakefoil (prancha suspensa no ar através de uma quilha na água), legends (40+ anos), iniciantes, outlaw (categoria mista amadora) e profissional (categoria mista profissional). Além disso, reuniu mais de 500 pessoas, entre admiradores do esporte e participantes das competições.
Entre os vencedores, esteve Marcos Protta, cinco vezes campeão brasileiro de Wakesurf e terceiro lugar no mundial, disputado em 2019, em Bérgamo, na Itália. Ele é um dos maiores nomes brasileiros na modalidade e levou a melhor na categoria profissional.
O wakesurf é tradicionalmente praticado em cidades como Brasília e São Paulo e vem ganhando mais espaço em Porto Alegre desde 2017, quando a Associação de Surf de Porto Alegre (Aspoa) fez parceria com a Wakepoint — escola de esportes náuticos com pranchas, localizada na Ilha dos Marinheiros.
Desta união nasceu o o Circuito Gaúcho de Wakesurf, que teve a sua 1ª e 2ª edições no ano de 2019. Sem evento em 2020 em virtude da pandemia de coronavírus, o campeonato voltou a ser realizado neste ano. A expectativa da direção da Aspoa é receber uma etapa do Circuito Brasileiro de Wakesurf na Capital em 2022.
O que é o wakesurf?
A modalidade nasceu através de uma mistura do wakeboard e do surfe. Enquanto uma embarcação vai criando ondas na água, o "surfista" vai executando manobras, recebendo uma nota de três juízes no fim da apresentação.
Confira os vencedores da competição
Iniciante
- 1° Lucas Fontes
- 2° Birica
- 3° Vanessa Duarte
- 4° Mauro Fernandes
Wakefoil
- 1° Aldrick Muggler
- 2° Dahvi Muggler
- 3° Gabriel Mueller
- 4° Thais Brescia
Feminino
- 1° Joana Amanda
- 2° Thais Brescia
- 3° Vanessa Cazuza
- 4° Vanessa Duarte
Legend
- 1° Leandro Cabral
- 2° Daniel Muller
- 3° Aldrick Muggler
- 4° Rafael Amorim
Profissional
- 1° Marcos Protta
- 2° Fernando Castello
- 3° Rodrigo Barreto
- 4° Marco De Carli
Outlaw
- 1° Marco De Carli
- 2° Leandro Cabral
- 3° Joana Amanda
- 4° Pedro Mueller