O Flamengo anunciou nesta segunda-feira (29) a saída de Renato Portaluppi do comando técnico da equipe. O treinador deixa o clube após perder a final da Libertadores para o Palmeiras no último sábado, por 2 a 1.
Renato vinha sendo muito criticado pela torcida rubro-negra nas últimas semanas, principalmente após o empate em 2 a 2 com o Grêmio na Arena na terça passada.
Segundo o jornal O Globo, a reza no vestiário do estádio Centenário e a janta após a partida contra os paulistas já tinham sido em tom de despedida do grupo de jogadores. Ao chegar no Rio de Janeiro, o vice-presidente de futebol do clube, Marcos Braz, não havia bancado a permanência do treinador.
Este foi o primeiro trabalho de Renato após a saída do Grêmio no começo do ano, onde passou quase cinco anos. Ele assumiu a equipe carioca para substituir Rogério Ceni, demitido em meio a disputa do Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores.
No Rio de Janeiro, o treinador comandou o rubro-negro em 37 oportunidades, com 24 vitórias, oito empates e cinco derrotas (duas dessas eliminaram a equipe na Libertadores e na Copa do Brasil).