O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) recebeu uma denúncia inusitada nesta sexta-feira (26). Conselheiro do Flamengo, José Carlos Isidro Pereira acionou o tribunal para reclamar do comportamento do técnico Renato Portaluppi na partida contra o Grêmio, terça-feira (23), na Arena. No jogo, o time carioca abriu 2 a 0, mas cedeu o empate em 2 a 2, mesmo tendo um jogador a mais em campo. As informações são do jornal Extra.
Na petição de Pereira, apelidado de Peruano, alega-se que chamaram atenção medidas e comportamentos adotados pelo treinador durante o jogo disputado na Arena. As atitudes mostrariam, segundo o conselheiro, que Renato "estaria atuando contra à própria equipe que defende". De acordo com o documento entregue ao STJD, Renato teria sido apático na comemoração dos gols da equipe carioca e realizou alterações que desarticularam o time.
No fim do jogo, mesmo com a vantagem no placar e de ter um jogador a mais em campo, o técnico sacou o atacante Vitinho, autor dos dois gols do Flamengo, para colocar o volante Piris da Mota.
A denúncia requer que Renato e o auxiliar Alexandre Mendes sejam enquadrados nos artigos 81 (existência de infração disciplinar) e 243 (atuar, deliberadamente, de modo prejudicial à equipe que defende) do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva).