O Brasil-Pel é o primeiro clube rebaixado à Série C do Brasileirão nesta temporada. Na tarde desta terça-feira (2), pela 33ª rodada da Série B, o Xavante entrou em campo contra o Avaí, no Bento Freitas, e foi derrotado por 1 a 0, com gol marcado por Copete.
A queda do Xavante, no entanto, foi definida por conta das vitórias do Brusque e do Londrina, diante de Náutico e Remo, respectivamente. Com estes resultados, o Brasil-Pel não alcançaria mais os catarinenses, por conta do número de vitórias (11 contra 4, com cinco jogos restantes aos gaúchos).
Além disso, Londrina e Ponte Preta se enfrentam na 36ª rodada. Assim, necessariamente uma das duas equipes pontuará, chegando aos 39 pontos. Desta forma, o clube da Zona Sul do Estado, que soma 33 pontos, não tem mais chances de superá-las, faltando ainda cinco rodadas para o término da competição.
Além da situação dentro de campo, o Brasil-Pel vive uma realidade conturbada fora dele. Na última sexta-feira (29), o presidente em exercício do clube, Carlos Monks, renunciou ao cargo.
No momento, o comando do clube é do presidente do Conselho Deliberativo, Evânio Tavares.