Em jogo que teve polêmica do VAR e com gol de empate marcado aos 54 minutos do segundo tempo, a Ponte Preta empatou por 1 a 1 no confronto direto pela briga contra o rebaixamento com o Vila Nova, neste sábado (2), no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. A partida foi válida pela 28ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
O gol de empate do time goiano foi marcado por Pedro Júnior, cobrando pênalti, após o árbitro Adriano Barros Carneiro, do Ceará, consultar o VAR e assinalar toque de mão do zagueiro Fábio Sanches. Rafael Santos fez o gol da Ponte Preta numa cobrança de falta.
Com o resultado, a Ponte Preta vai a 33 pontos, está na 15ª posição da Série B e mantém invencibilidade de oito jogos em casa. O Vila Nova tem um ponto a mais, em 14º lugar, e acumula quatro jogos sem perder na competição.
O jogo
A Ponte Preta pressionou o Vila Nova desde o início do jogo. Aos 17 minutos, Camilo recebeu na área, puxou para o pé direito e bateu rasteiro para a boa defesa de Georgemy. Após este lance, o Vila Nova equilibrou as ações, tomou as rédeas da partida e o goleiro Ygor Vinhas passou a trabalhar.
Aos 28, Alesson bateu forte de fora da área e o goleiro da Ponte espalmou. Um minuto depois, Ygor Vinhas apareceu novamente defendendo cabeçada de Rafael Donato após escanteio.
Apática, a Ponte Preta tinha dificuldade em chegar ao gol do visitante e pouco inspirada no primeiro tempo, pouco criou. O Vila pressionou até o final e saiu para o intervalo merecendo estar à frente do placar.
A Ponte começou o segundo tempo com um volume de jogo melhor e ficava mais com a bola nos pés, mas sem inspiração e com pouca qualidade técnica, não sabia o que fazer com a bola no campo de ataque.
Se não jogava bem, a Ponte Preta foi achar seu gol na bola parada. Aos 19 minutos, Rafael Santos cobrou falta com força, a bola passou no meio da barreira para abrir o marcador.
Após o gol, a pressão do Vila Nova aumentou e Ygor Vinhas novamente apareceu aos 23 minutos, quando Pedro Júnior de cabeça quase marcou, mas o goleiro salvou.
O time goiano tentou até o final o empate. Aos 49 minutos, o árbitro consultou o VAR e assinalou pênalti em toque de mão de Fabio Sanches. Pedro Júnior cobrou aos 54 minutos e empatou.
Na próxima rodada, a Ponte Preta joga na terça-feira (5), contra o Avaí, no Estádio Ressacada, em Florianópolis. O Vila Nova enfrenta o Remo na sexta-feira (8), em Goiânia. Os dois jogos são válidos pela 29ª rodada da Série B.
FICHA TÉCNICA
PONTE PRETA 1x1 VILA NOVA
PONTE PRETA: Ygor Vinhas; Felipe Albuquerque (Kevin), Cleylton, Rayan (Fabio Sanches) e Rafael Santos; André Luiz, Marcos Júnior (Lucas Cândido) e Camilo (Thalles); Richard (Iago), Moisés e João Veras. Técnico: Fabiano Xhá (interino).
VILA NOVA: Georgemy; Moacir, Rafael Donato, Renato e Willian Formiga; Deivid (Tiago Real), Dudu e Arthur Rezende (Rafael Silva); Kelvin (Diego Tavares), Clayton (Pedro Júnior) e Alesson (Nico Maná). Técnico: Higo Magalhães.
GOLS: Rafael Santos aos 19 e Pedro Júnior aos 54 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO: Adriano Barros Carneiro.
CARTÕES AMARELOS: Moisés e Rayan (P) e Rafael Donato, Pedro Júnior e Willian Formiga (V)
RENDA E PÚBLICO: Portões fechados.
LOCAL: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas.