Com dois gols do artilheiro Edu, o Brusque conquistou importante vitória na tarde deste sábado (2), quando recebeu o Guarani e venceu por 2 a 0, no Estádio Augusto Bauer, em Brusque, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Edu chegou a 15 gols e lidera de forma isolada a artilharia da competição.
Essa foi a segunda vitória consecutiva do Brusque, que despencou na tabela com sequência negativa de resultados e perda de três pontos devido à injúria racial de um dirigente. Agora, o time ganhou duas posições e aparece em 14º lugar, com 32 pontos ganhos.
Já o Guarani chegou ao terceiro jogo sem vitória e está se complicando na briga pelo G4 — grupo de acesso. Os paulistas ficaram com os mesmos 42 pontos e aparecem em sexto lugar — e devem perder posições com a sequência da rodada.
O jogo
A chuva no interior catarinense comprometeu o gramado e prejudicou Brusque e Guarani durante os 90 minutos. Em casa, os catarinenses tentaram se impor um pouco mais e arriscaram chutes de fora da área, mas sem direção e perigo ao goleiro Rafael Martins.
Os dois times tiveram liberdade para trocar passes no meio-campo, mas a marcação sempre apertava próximo da área, o que impedia tabelinhas ou jogadas individuais. Pior para o Guarani, com jogadores mais técnicos e que ficou refém das jogadas aéreas.
No melhor momento do primeiro tempo, aos 37 minutos, Zé Mateus recebeu na esquerdo e cruzou na área. A bola fez uma curva e foi em direção ao gol, quase enganando o goleiro Rafael Martins. Ela ainda tocou no travessão antes de sair pela linha de fundo.
No segundo tempo os times se esforçaram um pouco mais para sair com a vitória e tornaram a partida interessante. Melhor em campo, O Brusque teve pênalti marcado aos 17 minutos, quando Toty foi derrubado por Carlão dentro da área. Aos 19, Edu cobrou e não desperdiçou.
O gol foi sentido pelo Guarani, que não conseguiu se recuperar em campo e viu o Brusque ter total controle das ações. Tanto é que os catarinenses ampliaram aos 30, quando Edu aproveitou sobra na área e finalizou com categoria para as redes de Rafael Martins.
Na reta final da partida, o Guarani ainda tentou descontar. Aos 43, Régis chutou de longe, o goleiro Ruan Carneiro espalmou e Lucão do Break, no rebote, mandou para fora. Resultado justo em campo.
O Brusque volta a campo no próximo sábado (9) para enfrentar o CSA, às 21h, no Estádio Rei Pelé, em Maceió. Já o Guarani receberá o Londrina, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, na sexta-feira (8), às 16h.
FICHA TÉCNICA
BRUSQUE 2x0 GUARANI
BRUSQUE: Ruan Carneiro; Toty (Edilson), Ianson, Éverton Alemão (Claudinho) e Marcelo Nunes; Rodolfo Potiguar, Zé Mateus, Diego Mathias (Tony), Thiago Alagoano (Evandro) e Jhon Cley (Hugo Borges); Edu. Técnico: Waguinho Dias.
GUARANI: Rafael Martins; Mateus Ludke, Carlão, Ronaldo Alves (Luiz Gustavo) e Eliel (Diogo Mateus); Bruno Silva, Rodrigo Andrade e Régis; Andrigo (Júnior Todinho), Bruno Sávio (Lucão do Break) e Júlio César (Maxwell). Técnico: Daniel Paulista.
GOLS: Edu, aos 19 e 30 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO: Rodrigo Batista Raposo (DF).
CARTÕES AMARELOS: Ronaldo Alves e Rodrigo Andrade (Guarani).
PÚBLICO E RENDA: Não divulgados.
LOCAL: Estádio Augusto Bauer, em Brusque.