O vice-governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, afirmou nesta quinta-feira (2), que os estádios no Estado poderão receber até 2,5 mil torcedores e que a regra já deverá entrar em vigor neste final de semana. Em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, Ranolfo explicou que o governo espera publicar na sexta-feira (3) o decreto que detalha a liberação de público em eventos esportivos.
— (O decreto) deverá estar publicado no Diário Oficial ainda amanhã, possivelmente em Diário Oficial extraordinário, já podendo vigorar a partir do sábado (4) — explicou o vice-governador.
A regra geral irá limitar o público a 40% da capacidade dos estádios de futebol e ginásios. No entanto, a ocupação não poderá ultrapassar 2,5 mil torcedores.
— Um ginásio de esportes em que caiba mil pessoas poderá realizar uma competição esportiva com 40% dessa capacidade, ou seja, 400 pessoas — exemplificou, e explicou:
— Agora vamos pegar o exemplo do Gigantinho. Não pode, nesse caso, exceder ao teto de 2,5 mil pessoas.
Ranolfo destacou que os torcedores deverão usar máscaras, ficar espalhados pelos setores dos estádios durante os jogos e sair de forma ordenada nos portões para evitar aglomeração. Os ingressos serão vendidos pela internet para evitar que as pessoas fiquem próximas nas bilheterias. No interior do Estado, a venda poderá ocorrer de forma presencial, mas antecipadamente.
— A ideia é a de que essas 2,5 mil pessoas se espalhem por todos os setores do estádio.
Segundo o vice-governador, os protocolos adotados pela equipe técnica do Piratini são inspirados nas regras criadas para a Expointer. Ranolfo afirmou que, em caso de piora da situação da pandemia no Rio Grande do Sul, o governo pode recuar nas liberações.
— Se nós verificarmos que acabou não evoluindo da maneira como se queria ou que tem um retrocesso nesse cenário da pandemia no Estado, nós, a qualquer momento, podemos retroceder.
Divisão de Acesso pode ter jogos com torcida
O presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsman, afirmou nesta quinta-feira que a Divisão de Acesso deve voltar a ter jogos com torcida no próximo final de semana. Em entrevista ao programa Timeline Gaúcha, Hocsman disse que a FGF espera apenas a publicação do decreto pelo governo do Estado.
— Havendo a possibilidade de organizar isso, a Divisão de Acesso vamos fazer com público - falou.