O Governo do Estado do RS autorizou, na noite desta quarta-feira (1º), a volta de público aos estádios e eventos esportivos. Em um primeiro momento, o limite será de 40% da capacidade de cada setor de arquibancada e 2,5 mil no total, seguindo protocolos como o uso obrigatório de máscara e outros ainda não revelados.
No entanto, a CBF determina que as torcidas poderão voltar aos estádios em jogos do Brasileirão apenas quando todas as localidades de times envolvidos na disputa permitirem tal retorno.
— A decisão sobre os eventos, assim como outras flexibilizações, serão reavaliadas conforme a gente atingir a meta de completar o esquema vacinal de pelo menos 70% da nossa população, que é o percentual definido por especialistas no mundo todo para a chamada imunidade coletiva — afirmou o governador Eduardo Leite, em comunicado divulgado pela assessoria.
As datas e etapas da retomada ainda serão detalhadas e oficializadas em decreto a ser publicado no diário oficial. Não há um prazo estipulado para tal atualização das regras, porém a publicação deve acontecer nos próximos dias desta semana.
O anúncio acontece no mesmo dia em que o Inter iniciou a antecipação do cadastro digital de sócios vacinados, prevendo que o futuro protocolo exigirá que apenas torcedores com o esquema vacinal completo possam acessar as praças esportivas.
— Vamos aguardar um material mais descritivo, depende da publicação de novos protocolos no Diário Oficial do Estado para ver como isso se enquadrará no estádio Beira-Rio — analisa Victor Grunberg, vice-presidente do Inter encarregado pelo tema no clube, celebrando o avanço.
A Federação Gaúcha de Futebol também se pronunciou sobre a aproximação do retorno dos torcedores aos estádios e revelou detalhes ainda não abordados pelo Governo Estadual. Os portões devem ser abertos com antecedência para evitar aglomerações na entrada, da mesma maneira que a saída dos torcedores deve ser ordenada por setor. A venda de ingressos também seguirá regras visando o espaçamento entre pessoas. Além disso fiscais devem circular entre as praças esportivas para verificar o cumprimento de todas regras.
— Acredito que esse é um primeiro e fundamental passo para que consigamos construir a retomada cada vez mais completa do futebol, assim como outros setores da sociedade já estão fazendo com sucesso. Contamos agora com o apoio dos clubes e da sociedade como um todo para que possamos seguir sempre em frente — ressaltou o presidente da FGF, Luciano Hocsman, em nota no site da entidade.
A reportagem tentou contato sobre o tema com o Grêmio, mas não obteve resposta até o momento da última atualização desta matéria.