Está sendo trilhado o caminho para a volta do público aos estádios, e o Inter fez uma ação para antecipar as burocracias que envolverão esse retorno. A partir de hoje, sócios colorados que completaram o ciclo vacinal contra o coronavírus podem fazer o cadastro da Carteira Nacional Digital de Vacinação no site do clube. Isso é válido para pessoas que receberam as duas doses ou o imunizante de dose única.
A medida foi adotada para garantir que, assim que for retomada a presença de público no estádio, torcedores vacinados tenham acesso ao Beira-Rio. A carteira está disponível no aplicativo Conecte SUS, do Ministério da Saúde.
Com o cadastro, é provável que o sócio esteja apto para fazer o check-in ou adquirir ingresso sem precisar apresentar nenhum tipo de documento sanitário na hora de ingressar no estádio. O clube salienta, no entanto, que esta definição dependerá das determinações das autoridades responsáveis.
Essa é uma das resoluções que a CBF indicou para as competições de 2021. A medida adota, como uma das formas de controle individual de torcedores, a vacinação plena contra a covid-19.
O Inter já montou planos para o retorno do público. Há planejamento para quatro hipóteses de capacidade permitida: 10%, 25%, 50% e 100%. A ideia é aproveitar os espaços, evitar sobrecarga, mas, ao mesmo tempo, racionalizar o número de profissionais envolvidos.
Algumas partidas, no Brasil, já tiveram público. Em Belo Horizonte, o Atlético-MG mandou seu jogo contra o River Plate, pela Libertadores, com torcida no Mineirão. O Cruzeiro também teve apoio em um jogo contra o Confiança pela Série B. Os testes, porém, não saíram de acordo com o que pensavam as autoridades e o prefeito da cidade, Alexandre Kalil, voltou atrás com a autorização. O Flamengo contou com os rubro-negros, mas nas arquibancadas do Mané Garrincha — apenas Brasília permitiu o acesso, enquanto no Rio ainda está proibido.
Entre os clubes das séries A e B, houve um acordo entre os clubes de só ter de volta a torcida quando todos tivessem autorização. A exceção foi o Cruzeiro, que realizou o evento-teste. A Conmebol autoriza público de acordo com as regras de cada país. Nos bastidores, os dirigentes calculam que no final de setembro estará permitido o retorno.
O último jogo do Rio Grande do Sul que teve público foi o Gre-Nal do primeiro turno da Libertadores de 2020, em 12 de março, o empate em 0 a 0, na Arena, que terminou em pancadaria generalizada. No Beira-Rio, a torcida não pode apoiar o time desde 8 de março de 2020. Naquele domingo, 15.536 (11.796 pagantes) compareceram ao estádio para ver a vitória do time de Eduardo Coudet sobre o Brasil-Pel por 2 a 0, dois gols de Patrick, pela segunda rodada do returno Gauchão.
Como fazer o cadastro
Para cadastrar a Carteira Nacional Digital de Vacinação, os sócios colorados deverão seguir os seguintes passos:
- 1) No aplicativo Conecte SUS , baixar a Carteira Nacional Digital de Vacinação (há links para download nos sistemas Android e IOS)
- 2) No site do Inter, fazer login com matrícula e senha na área de sócios
- 3) No menu à esquerda, clicar na opção "Meus Documentos"
- 4) Criar um novo documento
- 5) Selecionar em "Tipo de documento", a opção "Carteira Nacional de Vacinação"
- 6) No campo "Identificação", digitar o número de matrícula
- 7) Localizar, em seu computador ou celular, a Carteira Nacional Digital de Vacinação, e enviar.
- 8) O ícone de um relógio indicará que o status do comprovante de vacinação está em processo de aprovação. Depois disso, basta aguardar a validação, que pode levar até sete dias. Após esse período, o sócio deverá acessar novamente e verificar se seu documento foi validado. Caso não tenha sido validado, terá de entrar em contato com a CAS para resolver a situação