Sem Cristiano Ronaldo e com vários reservas em campo, Portugal derrotou o Catar por 3 a 1, neste sábado (4), em um amistoso disputado em Debrecen na Hungria. O jogo foi marcado pela estreia do recém-nacionalizado meia brasileiro Otávio, ex-Inter, que joga no Porto e fez o seu primeiro gol pela seleção portuguesa, aos 25 minutos.
— Estou sem palavras. Estrear-me pela Seleção com um gol foi bom, mas mais importante foi a vitória, claro. Nunca senti isto na vida. É um momento importante que vou guardar para sempre. Fui bem recebido por todos, bem acolhido, e isso é o mais importante. Sou mais um para ajudar. Se o mister precisar de mim, estou aqui para ajudar —disse o jogador de 26 anos, que foi vendido pelo clube gaúcho em agosto de 2014.
Foi pouco depois de seu companheiro de equipe André Silva abrir o placar aos 23 minutos, marcando seu décimo sétimo gol com a camisa da equipe lusa. O goleiro do Catar, Meshaal Barsham, foi expulso aos 43 minutos.
Apesar da inferioridade numérica, o Catar, sede da Copa do Mundo de 2022, diminuiu aos 16 minutos da etapa final por meio de Abdelkarim Hassan, mas Bruno Fernandes fechou o placar em 3 a 1 aos 39, de pênalti. Aos 43, o time asiático ainda teve outra expulsão, a do zagueiro Boualem Khoukhi, e encerrou o confronto com nove jogadores em campo.
Portugal, que derrotou a Irlanda por 2 a 1 na última quarta-feira com dois gols de Cristiano Ronaldo, descansou neste sábado no Grupo A das Eliminatórias para a Copa do Mundo. A próxima partida será na terça-feira, em Baku, contra o Azerbaijão, onde os portugueses vão tentar vencer para quebrar a igualdade que mantêm na liderança do grupo A com a Sérvia, que também soma 10 pontos em quatro jogos. Os sérvios venceram Luxemburgo por 4 a 1 neste sábado.
Cristiano Ronaldo, que estabeleceu um novo recorde de gols de um jogador por seleções contra os irlandeses (111), deixou a seleção de Portugal na quinta-feira após receber o segundo cartão amarelo e ter sido suspenso para o duelo no Azerbaijão. A federação portuguesa optou por dispensá-lo deste amistoso na Hungria.
* AFP