A japonesa Naomi Osaka, vencedora de quatro torneios do Grand Slam, declarou na sexta-feira (3) que fará uma pausa indefinida no tênis após sua derrota surpreendente na terceira rodada do Aberto dos Estados Unidos.
— Sinceramente, não sei quando vou jogar minha próxima partida de tênis. Acho que vou dar uma pausa do jogo por um tempo—disse a ex-líder do ranking mundial em meio às lágrimas na coletiva de imprensa após sua , de 18 anos.
Osaka, que defendia o título de 2020 em Nova Iorque, tinha acabado de perder para Fernandez por 5-7, 7-6 (7/2) e 6-4, em um jogo em que manifestou sua frustração jogando a raquete contra a quadra repetidamente.
—Lamento muito (...) eu estava dizendo a mim mesma para ficar calma, mas acho que talvez tenha havido um ponto de ebulição. Normalmente gosto de desafios, mas recentemente fico muito ansiosa quando as coisas não acontecem do meu jeito, e tenho a sensação de que dá para sentir isso (...) Era quase como uma criança — disse a jogadora de 23 anos.
Em junho passado, ao se retirar antes da segunda fase de Roland Garros, Osaka revelou que havia sofrido várias crises de depressão e ansiedade durante sua carreira.
Mais tarde, ele abriu mão de disputar o torneio de Wimbledon em meio à polêmica sobre sua recusa em participar de coletivas de imprensa, o que lhe custou uma multa em Roland Garros.
Em julho passado, nos Jogos de Tóquio, nos quais foi escolhida para acender a pira olímpica, Osaka também foi eliminada prematuramente nas oitavas.
"Descobrir o que quero fazer"
— Sinto que, ultimamente, quando ganho, não me sinto feliz. Me sinto bastante aliviada. E então, quando eu perco, fico muito triste. Não acho que isso seja normal— comentou a dona de sete troféus no circuito da WTA.
Depois de desabar em lágrimas, Osaka recusou a oportunidade de encerrar a entrevista e continuou sua explicação.
—Isso é muito difícil de articular. Basicamente, sinto que estou neste ponto em que estou tentando descobrir o que quero fazer— disse ela antes de anunciar sua pausa das quadras.
Osaka, que venceu o primeiro set contra Fernandez, mas desmoronou depois de perder o 'tiebreak' no segundo, reconheceu que não teve uma boa atuação.
—Não joguei muito bem. Não me movi nada bem— disse a japonesa, que acredita que os dias extra de descanso que teve devido à retirada de sua adversária anterior por um problema de saúde podem ter prejudicado sua atuação.
—Acho que eu teria preferido disputar uma partida. Nunca havia tido uma vitória como essa em um Grand Slam, então foi uma sensação muito estranha— disse ela.
Questionada sobre se o saque de Fernandez ou a tensão do momento a afetou, Osaka indicou que foram outros problemas com os quais ela estava lidando que causaram o colapso.
—Não acho que tenha sido o serviço dele, porque consegui retornar muito bem contra pessoas que serviram melhor. Não acho que seja a ocasião, porque já estive nessa situação antes — comentou.
* AFP