A Seleção Brasileira venceu por 1 a 0 na noite desta segunda-feira (5), no Engenhão, eliminou o Peru e garantiu vaga na final da Copa América. Com gol de Lucas Paquetá, a equipe do técnico Tite fez um grande primeiro tempo e garantiu a vitória, apesar de uma etapa final preocupante. Agora, o Brasil espera pelo rival na decisão, que sairá do vencedor de Argentina e Colômbia, que fazem a outra semifinal nesta terça-feira (6).
Dentro de campo, na reedição da final da Copa América passada, as novidades na escalação eram as presenças de Everton Cebolinha e Lucas Paquetá no time titular, nas vagas de Gabriel Jesus, suspenso, e Roberto Firmino. Com eles, a Seleção começou apertando a marcação na saída de bola peruana.
A primeira boa chance saiu aos sete minutos, quando Paquetá deu um lindo passe para Richarlison invadir a área e driblar o goleiro. O atacante, porém, perdeu o ângulo e recuou para Neymar, que chutou para fora.
O Brasil não saía do ataque. Aos 12, Neymar sofreu falta na intermediária. Mesmo de longe, Casemiro mandou uma bomba e obrigou Gallese a fazer a defesa em dois tempos. Um minuto depois, Cebolinha driblou o marcador e bateu de perna esquerda nas mãos do goleiro peruano.
A pressão brasileira continuou. Aos 18, Casemiro bateu mais uma de longe para bela defesa de Gallese. Mas o goleiro peruano fez dois milagres na sequência, quando Paquetá invadiu a área e cruzou rasteiro para Neymar, que chutou para defesaça de Gallese. No rebote, Richarlison bateu e novamente o goleiro salvou.
A primeira finalização da seleção peruana foi aos 22 minutos, quando Tapia aproveitou um rebote e chutou de fora da área. A bola desviou no meio do caminho e saiu pela linha de fundo. Logo depois, Fred lançou Richarlison, que mais uma vez driblou o goleiro e cruzou, só que o árbitro marcou falta de ataque.
Mas não tinha como ser diferente, a pressão uma hora viraria gol. Aos 34, Neymar recebeu de Richarlison pela esquerda, deu uma caneta no defensor e tocou para o meio, onde aparecia Lucas Paquetá para marcar o seu segundo gol na Copa América.
No final do primeiro tempo, o Peru até tentou sair mais ao ataque, mas sem incomodar o goleiro Ederson. Para a Seleção Brasileira, foram os melhores 50 minutos (contando os acréscimos) no torneio, com 64% de posse de bola e sete finalizações no gol adversário, apesar da vitória parcial por apenas 1 a 0.
Na volta para a etapa final, o técnico Ricardo Gareca tirou Ramos e Trauco para colocar García e López, com a intenção de dar mais força ofensiva ao Peru. Aos três minutos, Lapadula recebeu na área, driblou Thiago Silva e bateu forte, para boa defesa de Ederson. Aos seis, foi García quem bateu para fora. Mais do que isso, a seleção peruana passou a ter mais a bola e arriscar mais no segundo tempo.
A troca de Gareca se mostrava acertada. García passou a incomodar a defesa brasileira e, aos 15, arriscou de fora da área obrigando Ederson a mais uma defesa. O Brasil não conseguia ficar com a bola e se fechava para evitar o empate peruano. As poucas escapadas brasileiras paravam na defesa adversária.
O Peru ainda teve mais uma boa chance de cabeça, aos 34, quando Ederson saiu atrasado do gol e Callens mandou para fora. Nos minutos finais, Tite buscou preservar a vantagem e mandou a campo Fabinho e Éder Militão para não sofrer mais esse risco pelo alto. Assim, manteve o 1 a 0 e segue vivo na luta pelo décimo título da Copa América.
A Seleção Brasileira volta a campo às 21h de sábado, na final da Copa América, contra o vencedor de Argentina e Colômbia, que disputam nesta terça-feira (6) a outra semifinal do torneio, a partir das 22h, em Brasília.
COPA AMÉRICA — SEMIFINAL — 5/7/2021
BRASIL (1)
Ederson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Renan Lodi (Éder Militão, 38'/2ºT); Casemiro, Lucas Paquetá (Douglas Luiz, 46'/2ºT) e Fred (Fabinho, 38'/2ºT); Everton Cebolinha (Éverton Ribeiro, 24'/2ºT), Neymar e Richarlison (Vinícius Jr., 38'/2ºT)
Técnico: Tite
PERU (0)
Gallese; Corzo (Lora, 29'/2ºT), Santamaría, Christian Ramos (García, int.), Callens e Trauco (López, int.); Tapia (Távara, 44'/2ºT), Yotún, Peña e Cueva (Ormeño, 35'/2ºT); Lapadula
Técnico: Ricardo Gareca
GOLS: Lucas Paquetá (B), aos 34min do 1º tempo
CARTÕES AMARELOS: Yotún, López (P), Vinícius Júnior (B)
ARBITRAGEM: Roberto Tobar, auxiliado por Christian Schiemann e Claudio Rios (trio chileno). VAR: Delis Lopez (Paraguai)
LOCAL: Engenhão, no Rio de Janeiro
Próximo jogo
Sábado, 10/7 — 21h
Brasil x Argentina ou Colômbia
Maracanã — final da Copa América