A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) definiu, nesta terça-feira (13), a data de início da Copa FGF, cujo troféu levará o nome de Dirceu de Castro. O campeonato se inicia em 15 de setembro e a final está prevista para 19 de dezembro. Todas as partidas serão transmitidas pela FGF TV. A equipe campeã garante uma vaga na Copa do Brasil de 2022. Além disso, disputará a Recopa Gaúcha com o Grêmio — atual campeão gaúcho — em 2022.
Serão 18 clubes participantes, divididos em três grupos. Inicialmente, as equipes se enfrentam dentro das chaves, em partidas de turno e returno. Avançam para a etapa subsequente os dois melhores de cada grupo e os dois melhores terceiros. A partir de então, se iniciam os mata-matas, com jogos de ida e volta. O gol qualificado não será critério de desempate.
A tabela detalhada será publica na próxima sexta-feira (16). A FGF também alerta para três possíveis desclassificados: Rio Pardense, União Harmonia e 12 Horas. Para se garantirem na disputa, ambos precisam confirmar estádios para mandarem seus jogos. Caso não cumpram a exigência, não participarão da competição.
Em decorrência da pandemia, os jogos não terão presença de público. Além disso, os clubes serão responsáveis pela aplicação de testes da covid-19 em jogadores e demais envolvidos.
Confira os grupos:
- Grupo A: Santo Ângelo, Passo Fundo, Elite, Esportivo, Glória e Brasil de Farroupilha
- Grupo B: Novo Hamburgo, Sapucaiense, Aimoré, Cruzeiro, União Harmonia e Garibaldi
- Grupo C: Riopardense, Rio Grande, Bagé, Grêmio, São José e 12 Horas