A dupla Gre-Nal apostou em velhos conhecidos para substituir treinadores que caíram durante a temporada em 2021: Diego Aguirre foi o escolhido para o lugar de Miguel Ángel Ramírez no Inter, enquanto Felipão está de volta ao Grêmio para ocupar a vaga de Tiago Nunes.
Os dois técnicos, que estão de volta em 2021, chegaram a trabalhar ao mesmo tempo no Rio Grande do Sul em 2015 e se encontraram três vezes, todas pelo Gauchão. Foram dois empates sem gols e uma vitória colorada — a que determinou o título estadual para o treinador uruguaio. A estreia de Felipão deve ser justamente contra Aguirre, no Gre-Nal 433, no sábado (10).
Em campo, os dois times fizeram um jogo morno no Beira-Rio, na primeira vez em que Felipão e Aguirre se enfrentaram no clássico. Mas o duelo ficou marcado por um fator extracampo: pela primeira vez na história, houve um setor com torcida mista para que gremistas e colorados pudessem acompanhar o jogo juntos.
Escalação do Inter: Alisson Becker; Cláudio Winck, Paulão, Juan e Geferson; Nico Freitas e Rodrigo Dourado; Anderson (Alisson Farias), Alex (Luque) e Valdivia (Vitinho); Nilmar.
Escalação do Grêmio: Marcelo Grohe; Matías Rodríguez, Rhodolfo, Erazo e Marcelo Oliveira; Walace, Fellipe Bastos, Araújo (Giuliano) e Douglas; Lincoln e Yuri Mamute (Everaldo).
Assim como o primeiro clássico entre os treinadores, o segundo também terminou sem gols — desta vez, na Arena. O jogo foi disputado com intensidade, mas nenhum dos times conseguiu abrir vantagem para a volta.
Escalação do Grêmio: Marcelo Grohe; Matías Rodríguez, Rodholfo, Geromel e Marcelo Oliveira; Maicon (Wallace), Felipe Batos, Douglas (Cristian Rodríguez) e Giuliano; Braian Rodríguez (Erazo) e Luan.
Escalação do Inter: Alisson Becker; William, Ernando, Alan Costa e Geferson; Nico Freitas (Valdívia), Aránguiz, Rodrigo Dourado e D'Alessandro (Anderson); Nilmar e Eduardo Sasha (Rafael Moura).
A disputa do título ficou para o Beira-Rio, e o Inter fez valer a vantagem de ser mandante. Os gols foram marcados por Nilmar e Valdívia — Giuliano descontou para o Grêmio.
A conquista estadual foi a única de Aguirre na primeira passagem como técnico colorado — e também determinou que Felipão não teria títulos pela primeira vez depois de duas passagens com conquistas ainda na época do Olímpico.
Escalação do Inter: Alisson; William, Alan Costa, Ernando e Geferson (Alan Ruschel); Rodrigo Dourado e Aránguiz; D'Alessandro (Alex), Valdívia e Eduardo Sasha; Nilmar (Lisandro López).
Escalação do Grêmio: Marcelo Grohe; Matías Rodríguez, Erazo, Rhodolfo e Marcelo Oliveira; Fellipe Bastos (Walace), Maicon, Douglas (Everton) e Giuliano; Luan e Braian Rodríguez (Yuri Mamute).