A segunda-feira (26) será de Gre-Nal. Isso mesmo. Os guris de Grêmio e Inter se enfrentam nesta tarde, a partir das 16h30min, no CT Hélio Dourado, a casa da base gremista em Eldorado do Sul, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20. O canal SporTV anuncia a transmissão ao vivo para todo país.
Em ambos os lados, as equipes chegam com novidades à beira do campo. No Grêmio, Guilherme Bossle vai para o seu quarto jogo como comandante da equipe sub-20 — antes, ele treinava o time sub-19, mas foi promovido porque Thiago Gomes passou a auxiliar do grupo profissional e o antigo treinador da sub-20, César Lopes foi para a transição. Já no Inter, João Miguel, que era auxiliar técnico, deverá comandar a equipe interinamente, em substituição a Fábio Matías, que deixou o clube nesta semana para trabalhar no Flamengo.
— O Fábio nos avisou do interesse do Flamengo na quinta-feira e depois nos comunicou que tinha interesse em aceitar a proposta. A substituição será feita com muita tranquilidade na busca de um técnico que esteja alinhado com a direção. Os membros da comissão técnica que já estavam conosco irão dirigir o time no Gre-Nal — relata Felipe de Oliveira, diretor das categorias de base do Inter.
A equipe colorada ocupa a nona posição na tabela, e terá a missão de tentar segurar um Grêmio embalado. Em terceiro, com 15 pontos, o Tricolor perdeu apenas um jogo na competição até aqui, logo na estreia, para o Botafogo, quando o time ainda não era treinado por Guilherme Bossle. Depois, foram cinco vitórias seguidas, o que tira um pouco da pressão pelo resultado no clássico.
— Estamos levando o Gre-Nal bem de boa, mantendo a rotina habitual de treinamentos. Vou até usar uma fala do Felipão, que diz que os pontos contra o Inter valem a mesma coisa dos outros jogos. Claro que quando começa a gente sabe que é Gre-Nal, tem a rivalidade do clássico, mas precisamos ter naturalidade — pondera o técnico gremista.
"O Gre-Nal em si cria uma situação atípica, mas só quando o juiz apita. Vamos trabalhar com muita naturalidade, não vamos pressionar ninguém. Os atletas estão muito concentrados"
GUILHERME BOSSLE
técnico do time sub-20 do Grêmio
Dentro de campo, o torcedor poderá ver (ou rever) alguns nomes já conhecidos, especialmente do lado colorado. Atletas como os zagueiros Tiago Barbosa e João Felix, além do volante Lucas Vital, capitão da equipe sub-20, já receberam oportunidades no grupo principal. O colombiano Juan Cuesta, artilheiro do time na competição, com dois gols, entrou no segundo tempo da partida contra o Athletico-PR, no domingo (25), e dificilmente será utilizado. Outro destaque no Inter tem sido o meia Cléberson, líder em assistências no campeonato, com quatro passes para gol.
— Temos um bom grupo de jogadores no sub-20. Não costumamos ter um time fixo, porque a ideia é dar minutagem para todos se desenvolverem. Futebol de base é muito diferente do profissional, tem uma questão de diferença de maturidade. O enfrentamento é diferente, eles sabem o que significa o clássico. Os atletas que vestem nossa camiseta sabem bem que essa camiseta exige vitórias e vitórias também em Gre-Nal. Isso está na cultura do clube — garante Felipe de Oliveira.
No Grêmio, nenhum dos jogadores atuou pelo time profissional, mas a equipe tem atletas que, inclusive, disputaram o Gauchão emprestados a outros clubes, como os zagueiros Gustavo Martins e Gustavo Marins. Além disso, conta com os colombianos Velasco e Kevin Quejada como titulares. O Tricolor tem o melhor ataque do Brasileirão Sub-20 até agora, com 13 gols marcados. Os artilheiros da equipe são o zagueiro Gustavo Martins e o atacante Léo Fenga, umas das principais esperanças da base, ambos com três gols marcados.
— Nosso grupo é muito competitivo, com várias opções de qualidade. A gente roda bastante o grupo, mas temos a dupla de zaga que ganhou muita bagagem no Gauchão. O Gustavo Martins jogou pelo Caxias, é muito forte na bola aérea. Já o Marins é o nosso capitão, jogou pelo São Luiz. Tem o Léo Fenga também, que é um artilheiro nato, o Gabriel que é um meia talentosíssimo, o Cuiabano na lateral esquerda, o goleiro Thiago que foi pra seleção sub-19 há pouco tempo — ressalta o técnico Guilherme Bossle.
"Gre-Nal é sempre Gre-Nal em qualquer categoria, sempre é um jogo equilibrado em que os atletas procuram se superar ainda mais e tenho certeza que será um grande jogo"
FELIPE DE OLIVEIRA
diretor da base do Inter
Para o clássico desta segunda-feira, os técnicos devem ter força máxima e poderão colocar o considerado "time ideal" em campo. A provável escalação do Grêmio tem: Thiago Beltrame; Léo Oliveira, Gustavo Martins, Gustavo Marins e Cuiabano; Velasco e Ronald (Hiago); Rubens, Gabriel Silva e Léo Fenga; Kevin Quejada.
Já o time do Inter deve ter: Lucas Flores; Bernardo, João Pedro, João Felix e Thauan Lara (Jonathan); Lucas Vital e Matheus Dias; Allison, Cléberson e Julio Kauê; Matheus Cadorini.