Nesta segunda-feira (21), no ginásio de São Januário, o Vasco apresentou as equipes das categorias adulto e sub-20 do futsal para a temporada 2021. Em nota publicada no site oficial, o clube revelou que a modalidade será gerida de forma autossustentável através de uma parceria com a RU Sports. O presidente do Cruz-Maltino, Jorge Salgado, o primeiro vice-presidente Geral, Carlos Roberto Osório, e o vice-presidente interino de esportes olímpicos, Rodrigo Tinoco, recepcionaram a comissão técnica e os atletas.
— O retorno do futsal de forma autossustentável está em linha com as metas de nossa administração. O Vasco tem grande tradição nessa modalidade e nosso objetivo é voltar a disputar e vencer as grandes competições nacionais. Além disso, nosso futsal sempre foi o celeiro de craques para o nosso clube — comemorou Jorge Salgado, ao site do Vasco.
Michel, capitão da equipe, também falou sobre a expectativa para o começo da temporada. Ele relembrou a chegada ao Cruz-Maltino, classificou o projeto como "sério" e elogiou a condução do mesmo por parte da direção e comissão técnica. De acordo com o jogador, o Vasco entra em qualquer competição para ser campeão.
— É um prazer enorme retornar as minhas origens, cheguei ao Vasco em 1997 e fiz minha base aqui. Pude participar da Liga Nacional de 2005 e de 2009 e acho que, além de torcedor do Vasco, é um prazer enorme vestir essa camisa. O projeto é sério e está sendo muito bem conduzido pela atual direção e comissão — disse o jogador, que ainda completou.
— A expectativa que a torcida tiver, pode ter certeza que será recompensada com muita luta dentro de quadra, com garra e determinação porque a intenção é de chegar nas finais. O Vasco é um clube enorme e qualquer competição que entre, é para ser campeão — concluiu.
O primeiro compromisso da equipe sub-20 do Vasco acontece já nesta quarta-feira, em um amistoso contra a Portuguesa, às 18h30, no Ginásio de São Januário. O jogo servirá como preparação para a primeira rodada do Campeonato Carioca, que acontece no dia 10 de julho, contra a Portuguesa.
O time profissional, por sua vez, estreia apenas no próximo domingo, às 10h15, contra o Fonseca, no Complexo Miécimo da Silva, em Campo Grande.
Na história, o Vasco possui grandes títulos nas quadras. Foi campeão da Liga Nacional e da Taça Brasil em 2000, torneio que já havia vencido em 1983, ano em que também venceu o Campeonato Sul-Americano. No âmbito local, os vascaínos ganharam os estaduais de 1982, 1984, 2000 e 2001.