As jogadoras da equipe australiana de softbol chegaram ao Japão nesta terça-feira (segunda, 31, no Brasil), tornando-se a primeira equipe olímpica a aterrissar no arquipélago para os Jogos de Tóquio, que seguem gerando polêmica em meio à pandemia.
O avião em que as jogadoras e seus acompanhantes viajavam pousou no aeroporto de Narita, perto de Tóquio, pouco antes das 7h30 locais (19h30 da segunda-feira no horário de Brasília).
Todos os membros da equipe australiana foram vacinados e passaram por um teste de covid-19 para os Jogos Olímpicos, programados para acontecerem entre 23 de julho a 8 de agosto.
As atletas chegaram ao terminal do Aeroporto de Narita sorridentes e acenaram para a imprensa antes de se submeterem a um teste de detecção da covid-19. Se os resultados derem negativo, a equipe australiana seguirá para a cidade de Ota, cerca de 100 km a noroeste de Tóquio, no departamento de Gunma.
Assim como os demais participantes dos Jogos Olímpicos, as jogadoras australianas se submeterão a um rígido protocolo sanitário apesar de terem sido vacinadas e de terem feito testes antes de viajar.
— Sabemos que vamos passar por muitos exames anticovid", mas "estamos preparadas para isso — declarou Jade Wall, uma das jogadoras da "Aussie Spirits".
— Queremos tomar todas as precauções possíveis para garantir nossa segurança e a dos demais quando chegarmos e durante a nossa estadia — acrescentou.
A seleção final de 15 jogadoras para a competição será anunciada no começo de julho. Está previsto que a equipe vá para a vila olímpica em 17 de julho e dispute o jogo inaugural contra o Japão no dia 21, dois dias antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos.
Enquanto isso, as jogadoras "só sairão do hotel para ir e voltar do campo de treinamento", declarou à AFP o diretor do softbol australiano, David Pryles.
A chegada dos esportistas ao Japão "nos ajudará a nos darmos conta de que os Jogos se aproximam", afirmou nesta segunda o porta-voz do governo japonês, Katsunobu Kato.
Faltando sete semanas para as Olimpíadas, vários departamentos japoneses, incluindo Tóquio, continuam em estado de emergência para conter a quarta onda de infecções pelo coronavírus.
O governo japonês e os encarregados da organização dos Jogos garantem que o evento será celebrado de forma segura. A maioria da população japonesa é contrária à realização dos Jogos Olímpicos neste verão e, segundo várias consultas, prefere que sejam cancelados ou voltem a ser adiados, hipóteses que os organizadores descartam.
* AFP