Após boa campanha em Roland Garros, onde chegou às quartas de final, o russo Daniil Medvedev não largou bem na temporada de grama. Nesta terça-feira (15), o atual número 2 do mundo foi superado em sua estreia no ATP 500 de Halle, na Alemanha, caindo diante do local Jan-Lennard Struff com parciais de 7/6 (8/6) e 6/3.
Na segunda rodada, Struff terá pela frente o americano Marcos Giron, que veio do qualifying e um dia antes venceu um duelo de dois tie-breaks com o canadense Vasek Pospisil.
Depois de ficar com o vice-campeonato do ATP 250 de Stuttgart, também na Alemanha, na semana passada, o canadense Felix Auger-Aliassime manteve o embalo e começou bem a disputa em Halle. Nesta terça, ele venceu o polonês Hubert Hurkacz, atual campeão do Masters 1000 de Miami, em sets diretos (6/3 e 7/5). Na segunda rodada, o jogador de 20 anos irá desafiar o suíço Roger Federer, que um dia antes teve trabalho com o saque do belorusso Ilya Ivashka, mas também avançou em sets diretos.
Outros dois dos principais candidatos ao título abriram campanha nesta terça-feira e tiveram pela frente adversários do mesmo país. Tanto o alemão Alexander Zverev como o russo Andrey Rublev não deram chances a seus compatriotas e garantiram vaga na segunda rodada.
Terceiro favorito, Zverev teve trabalho para superar Dominik Koepfer no terceiro set, com o placar final de 6/4, 3/6 e 6/3. Agora o alemão terá pela frente o francês Ugo Humbert, que venceu de virada o americano Sam Querrey por 2 a 1 - parciais de 4/6, 7/6 (4) e 7/6 (5).
Rublev teve um rival ainda mais perigoso em sua estreia em Halle, mas conseguiu controlar melhor o compatriota Karen Khachanov e levou a melhor em sets diretos, com parciais de 6/3 e 7/6 (5). O próximo oponente no caminho do russo será o australiano Jordan Thompson, que na segunda-feira tirou o convidado local Daniel Altmaier.
Outros resultados desta terça-feira:
1ª rodada -
Arthur Rinderknech (FRA-q) 2 x 0 Yannick Hanfmann (ALE-LL) - 7/5 e 6/3
Nikoloz Basilashvili (GEO-q) 2 x 1 Gilles Simon (FRA) - 6/1, 3/6 e 6/4
Philipp Kohlschreiber (ALE-WC) 2 x 0 Jurij Rodionov (AUT) - 6/4 e 6/3
Kei Nishikori (JAP) 2 x 1 Ričardas Berankis (LTU-q) - 6/1, 3/6 e 6/4
Lukáš Lacko (SVK) 2 x 1 Guido Pella (ARG) - 6/7 (5), 7/5 e 6/1
Lloyd Harris (AFS) 2 x 0 Gaël Monfils (FRA-8) - 6/4 e 6/4