O espanhol Rafael Nadal, número três do mundo, segue em busca de seu 14º título em Roland Garros, o 21º Grand Slams de sua carreira. Neste sábado (5), ele garantiu classificação para as oitavas de final em Paris depois de derrotar em pouco mais de duas horas e em três sets consecutivos o britânico Cameron Norrie, 45º do ranking, com um triplo 6/3.
Esta foi a 103ª vitória do tenista de 35 anos no torneio. Agora, ele disputará uma vaga nas quartas de final contra o jovem italiano Jannik Sinner, 19, numa reedição do confronto de quartas de final da edição de 2020 do Grand Slam francês.
Este ano eles se encontraram na segunda rodada do Masters 1000 em Roma, e o espanhol venceu por 7/5 e 6/4 a caminho de seu décimo título na capital italiana. Nadal, que ainda não cedeu nenhum set nesta edição de Roland Garros, se classificou pela 16ª vez na carreira às oitavas de final de seu torneio preferido, um recorde.
Neste sábado, o rei do saibro cometeu 29 erros não forçados que evitaram que a partida fosse resolvida com ainda mais facilidade.
— Em alguns momentos eu joguei um bom tênis, em outros pude fazer melhor, mas consegui vencer em três sets e isso é importante. Ele (Norrie) está jogando a melhor temporada da carreira dele, olhei para ele, está em 13º no ranking da temporada. Mas encontrei uma maneira de avançar— declarou Nadal assim que a partida terminou.
O espanhol venceu o primeiro set com folga depois de ter quebrado o serviço do adversário quando estava 3-2 e sem que seu serviço fosse ameaçado. O segundo set foi menos ortodoxo: Norrie venceu o primeiro game com seu saque, mas então os dois jogadores alternaram quebras de saque. Com 3-1 para o britânico, Nadal reagiu ao emendar cinco games consecutivos e levar o set.
E o terceiro foi de mão única. Cameron Norrie não teve a menor oportunidade de quebrar o saque de Rafael Nadal, que ainda desperdiçou um match point no serviço do britânico, mas não perdeu sua primeira oportunidade quando sacou.
Por sua vez, Sinner derrotou o sueco Mikael Ymer por 3 a 0, parciais de 6/1, 7/5 e 6/3, em jogo que teve 2h22min de duração.
* AFP