O ranking da ATP, divulgado nesta segunda-feira (21), definiu a ordem dos 32 cabeças de chave para Wimbledon, que não usa mais um ranqueamento de competições na grama para definir os principais favoritos. Isso estava marcado para acontecer já em 2020, mas como o evento não foi realizado por causa da pandemia do novo coronavírus, 2021 será o primeiro ano da mudança.
Quem se deu muito bem nesta semana foi o britânico Cameron Norrie, que ganhou sete colocações com o vice-campeonato no ATP 500 do Queens e subiu para o 34.º lugar, omelhor da carreira e agora será um dos pré-classificados no Grand Slam londrino, que começará na próxima segunda-feira.
Com quatro desistências de peso, a principal delas do espanhol Rafael Nadal, a lista rodou até o americano Taylor Fritz, o atual 36 do mundo, que será o 32.º favorito na competição. Além do atual número 3 do mundo, quem também abriu espaço entre os cabeças de chave foram o suíço Stanislas Wawrinka, o canadense Milos Raonic e o belga David Goffin.
Líder do ranking da ATP, o sérvio Novak Djokovic será o cabeça de chave 1, seguido pelo russo Daniil Medvedev, com quem só poderá cruzar em uma eventual final. O grego Stefanos Tsitsipas e o austríaco Dominic Thiem serão os cabeças de chave 3 e 4, respectivamente, e não cruzarão com os dois principais favoritos antes das semifinais.
Nome de destaque na grama, apesar de seu pior resultado da carreira no ATP 500 de Halle, na Alemanha, o suíço Roger Federer será o sétimo pré-classificado e pode cruzar com um dos dois principais cabeças de chave já nas quartas de final.
Confira os 32 cabeças de chave em Wimbledon:
1- Novak Djokovic (SRB)
2- Daniil Medvedev (RUS)
3- Stefanos Tsitsipas (GRE)
4- Dominic Thiem (AUT)
5- Alexander Zverev (ALE)
6- Andrey Rublev (RUS)
7- Roger Federer (SUI)
8- Matteo Berrettini (ITA)
9- Roberto Bautista Agut (ESP)
10- Diego Schwartzman (ARG)
11- Denis Shapovalov (CAN)
12- Pablo Carreño Busta (ESP)
13- Casper Ruud (NOR)
14- Gael Monfils (FRA)
15- Hubert Hurkacz (POL)
16- Alex de Miñaur (AUS)
17- Felix Auger-Aliassime (CAN)
18- Cristian Garín (CHI)
19- Grigor Dimitrov (BUL)
20- Jannik Sinner (ITA)
21- Aslan Karatsev (RUS)
22- Ugo Humbert (FRA)
23- Daniel Evans (GBR)
24- Lorenzo Sonego (ITA)
25- Nikoloz Basilashvili (GEO)
26- Karen Khachanov (RUS)
27- Fabio Fognini (ITA)
28- Reilly Opelka (EUA)
29- John Isner (EUA)
30- Cameron Norrie (GBR)
31- Alejandro Davidovich Fokina (ESP)
32- Taylor Fritz (EUA)