Número 7 no ranking mundial, o russo Andrey Rublev foi surpreendido por outro jovem talento neste domingo (20), na decisão do ATP 500 de Halle, na Alemanha. Na decisão do torneio disputado em quadra de grama, ele foi dominado pelo francês Ugo Humbert,que fez 2 a o, parciais de 6/3 e 7/6 (4), em 1h22min de partida.
Em evidência desde o ano passado, quando chegou a ser o tenista com mais vitórias na temporada, Rublev buscava seu nono título no circuito ATP. Já Humbert ergueu o terceiro troféu da carreira, sendo o primeiro em um ATP 500.
Com o título deste domingo, o francês subirá da 31ª para a 25ª colocação na próxima atualização do ranking. Independente do desfecho da final, ele já vinha sendo considerado a sensação do torneio, uma vez que, no caminho até a decisão, bateu nomes como o favorito Alexander Zverev e o canadense Felix Auger-Aliassime, algoz do suíço Roger Federer na segunda rodada.
Para construir a vitória contra Rublev, Humbert fez um primeiro set muito consistente, impedindo que o adversário convertesse os únicos dois break points que conseguiu na partida. Com cinco aces e o total de 32 pontos, ele fechou o placar de 6/3. Já o segundo set foi mais duro e precisou ser decidido no desempate, que terminou com vantagem de 7/4 para o francês, campeão de Halle.
Esta foi apenas a segunda vitória de um francês no torneio alemão. A anterior havia acontecido na primeira edição, em 1993, quando Henro Leconte bateu o ucraniano Andrei Medvedev.
Na final de duplas, o alemão Kevin Krawietz e o romeno Horia Tecău superaram Auger-Aliassime e o polonês Hubert Hurkacz por 7/6 (4) e 6/4 e garantiram a primeira conquista da parceria, depois de derrotas nas decisões dos ATPs 500 de Roterdã e Barcelona.