Em seu terceiro jogo nas quadras de saibro de Roland Garros, o suíço Roger Federer foi novamente exigido, tendo que passar por três tie-breaks, mas garantiu o seu lugar nas oitavas de final. O campeão de 2009 e atual número 8 do mundo venceu neste sábado (5) o alemão Dominik Koepfer, 59.º do ranking da ATP, por 3 sets a 1 - com parciais de 7/6 (5), 6/7 (3), 7/6 (4) e 7/5, após 3 horas e 36 minutos.
Na estreia, Federer teve uma partida tranquila em Paris diante do uzbeque Denis Istomin, mas também precisou de quatro sets para superar o croata Marin Čilić na segunda rodada. O próximo jogo será contra o italiano Matteo Berrettini, número 9 do mundo, que venceu o sul-coreano Soonwoo Kwon por 3 sets a 0 - parciais de 7/6 (7/3), 6/3 e 6/4.
Federer, de 39 anos, levou a melhor nos dois duelos anteriores contra Berrettini, que completou 25 em abril. Além disso, o vencedor de 20 títulos de Grand Slam fará seu primeiro jogo contra um top 10 desde sua recente volta ao circuito profissional. Ele ficou mais de um ano sem jogar depois de passar por duas cirurgias no joelho.
A vitória deste sábado foi apenas a quarta na temporada 2021 para Federer, que só jogou os ATP 250 de Doha, no Catar, e Genebra, na Suíça, antes de Paris. No entanto, o suíço tem a comemorar o triunfo de número 365 em Grand Slam na carreira. É recordista de vitórias em Slam entre os homens e curiosamente a norte-americana Serena Williams também possui 365 vitórias em torneios deste porte no circuito feminino.