Dono de 20 títulos de Grand Slam, Roger Federer teve de suar bastante para vencer o croata Marin Čilić, nesta quinta-feira (3), em duelo válido pela segunda rodada de Roland Garros. O suíço, de 39 anos, precisou disputar quatro sets, inclusive um tie break para fechar o jogo em 6/2, 2/6, 7/6 (7-4) e 6/2, em 2h35min de confronto.
O primeiro set deu uma impressão errada de que a missão de Federer seria fácil. Com cinco games conquistados em seguida, o ex-número 1 do mundo terminou a primeira parcial com tranquilidade. O segundo set foi bem diferente, com Čilić quebrando o serviço do suíço no segundo game.
Na sequência, Federer se desentendeu com o juiz de cadeira, que o advertiu por estar demorando muito para se aprontar para receber o saque de Čilić no quinto game. Os dois trocaram farpas o set todo e isso parece ter tirado a concentração do suíço, que viu o croata fechar em 6/2.
Federer voltou melhor no terceiro set e teve 81% de aproveitamento no primeiro saque, mas mesmo assim teve um serviço quebrado por Čilić e a vitória só veio para o suíço no tie break. Embalado, Federer foi bem consistente no quarto e último set, ao não ter quebra de serviço e ainda tomar dois games do croata para concluir a partida com novo 6/2.
O próximo rival do suíço será o alemão Dominik Koepfer, 59º do mundo, que surpreendeu o norte-americano Taylor Fritz, cabeça de chave número 30 e venceu por 3 a 1, parciais de 6/3, 6/2, 3/6 e 6/4, em partida que teve 2h35min de duração.