O Dia Internacional do Orgulho LGBT+, comemorado a cada 28 de junho, tem como objetivo a conscientização sobre a importância do combate à LGBTfobia. Grêmio e Inter não ficaram de fora da iniciativa e se manifestaram em celebração à data, que remete à Revolta de Stonewall, primeira grande rebelião na luta pelos direitos das pessoas LGBT+, ocorrida nos Estados Unidos há 33 anos.
"O Beira-Rio é a casa do povo. Nosso estádio é um templo, aberto a todas as bandeiras — menos à da intolerância. Aqui, lutamos diariamente. De segunda a segunda, em defesa do sentimento que nos une: o amor. Em todas as suas formas!", se manifestou o Inter pelas redes sociais.
"Hoje é dia de mais uma vez lembrar que somos o #ClubeDeTodos, de respeitar as diferenças, entender que cada um de nós é único e que isso é que faz a grandeza e a beleza da nossa torcida. Liberdade e respeito acima de tudo.", celebrou o Grêmio.
Diversos clubes brasileiros também transmitiram mensagens promovendo a diversidade. No domingo (27), o Vasco lançou um manifesto contra a homofobia e a transfobia no futebol. Logo após, no confronto contra o Brusque pela Série B, o atacante Germán Cano comemorou o gol marcado erguendo a bandeirinha de escanteio, que continha as cores do arco-íris, símbolo da luta contra o preconceito.