O Brasil venceu a Colômbia de virada nesta quarta-feira (23) e confirmou a liderança no Grupo B da Copa América. Luis Díaz, ainda nos primeiros minutos de jogo, abriu o placar para os colombianos, mas Firmino e Casemiro, já nos acréscimos do segundo tempo, garantiram a vitória para a Seleção, que chegou a nove pontos e manteve os 100% de aproveitamento.
O técnico Tite manteve a ideia de rodar o elenco e promoveu cinco mudanças na equipe em comparação ao time que goleou o Peru pela segunda rodada. Entraram o goleiro Weverton, o zagueiro Thiago Silva, os meio-campistas Casemiro e Éverton Ribeiro e o atacante Richarlison.
Com Neymar jogando centralizado, Seleção começou tentando pressionar. Ameaçou chegar com perigo vezes em trocas de passes nos lances iniciais, mas esbarrou nas duas linhas de quatro jogadores montadas por Reinaldo Rueda na defesa colombiana.
Quem saiu na frente, no entanto, foi a Colômbia. E na primeira finalização da partida. Aos nove minutos, Cuadrado foi à linha de fundo e acertou cruzamento que encontrou Luis Díaz no meio da área. O jogador do Porto acertou um lindo voleio, com força, sem chance para Weverton: 1 a 0.
O do Brasil chegou com perigo aos 20 minutos, quando já tinha 61% de posse de bola. Richarlison recebeu de Neymar, avançou pelo lado esquerdo de ataque e, mesmo sem ângulo, arriscou chute com força, rente à trave. Bem posicionado, Ospina conseguiu defender sem dar rebote.
A partida só voltou a ter um lance de perigo novamente aos 36. Danilo cruzou para Neymar, que escorou de cabeça e encontrou Richarlison dentro da pequena área, mas a bola bateu no ombro do atacante brasileiro e sobrou tranquila para o goleiro colombiano fazer a defesa. Era apenas a segunda tentativa de finalização do Brasil.
Aos 41 minutos, mais uma chegada, novamente com Richarlison. Éverton Ribeiro puxou o contra-ataque em velocidade e acionou Gabriel Jesus pela ponta direita. Ele se livrou da marcação e inverteu para o camisa 7, que bateu em cima da defesa e conseguiu apenas o escanteio. E foi apenas isso no primeiro tempo.
Na volta do intervalo, Tite sacou Éverton Ribeiro e mandou para o jogo o centroavante Roberto Firmino. Neymar passou a jogar mais recuado, e o jogador do Liverpool fechou o trio de ataque com Gabriel Jesus pela direita e Richarlison pela esquerda.
O segundo tempo, no entanto, não começou muito diferente. A Seleção rondava a área, mas pouco conseguia assustar o goleiro Ospina. Tanto que a finalização mais perigosa nos primeiros 15 minutos saiu em jogada individual de Neymar, que passou por dois colombianos e arriscou de fora da área, pela linha de fundo.
Aos 20, a primeira chance clara do Brasil no jogo. Firmino conseguiu passe entre os zagueiros para Neymar, que driblou Ospina e perdeu o ângulo para o chute. Desequilibrado, conseguiu acertar a trave adversária.
O time brasileiro cresceu no jogo, e a Colômbia recuou. Aos 31, Tite trocou as peças no ataque, chamando Everton para o lugar de Gabriel Jesus e Gabigol para a vaga de Richarlison. Um minuto depois, as mudanças do treinador deram certo. Renan Lodi, que havia entrado no lugar de Alex Sandro, acertou cruzamento na cabeça de Firmino: 1 a 1. O lance passou por revisão do VAR, que não encontrou irregularidade e validou a jogada.
Aos 54, veio a recompensa para o time que buscou o gol até o final. Após cobrança de escanteio de Neymar, Casemiro apareceu sozinho na pequena área e cabeceou forte para virar o jogo: 2 a 1.
O Brasil volta a campo no próximo domingo (27), às 18h, no Estádio Olímpico de Goiânia, contra o Equador. Com a classificação para as quartas de final garantida e o primeiro lugar da chave encaminhado, é provável que Tite promova mais alterações no time.
FICHA TÉCNICA
BRASIL (2)
Weverton; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro (Renan Lodi, 16', 2ºT); Casemiro, Éverton Ribeiro (Roberto Firmino, INT.) e Fred (Lucas Paquetá, 22', 2ºT); Richarlison (Gabigol, 31', 2ºT), Gabriel Jesus (Everton, 31', 2ºT) e Neymar. Técnico: Tite.
COLÔMBIA (1)
Ospina; Muñoz, Mina, Sánchez e Tesillo; Cuadrado, Barrios, Uribe e Díaz (Murillo, 45', 2ºT); Zapata (Borja, 18', 2ºT) e Borré (Cuellar, 18', 2ºT). Técnico: Reinaldo Rueda.
Gols: Luis Díaz (C), aos 9min do 1º T, Roberto Firmino, aos 32min, e Neymar, aos 54min, do 2ºT
Cartões amarelos: Alex Sandro, Éverton Ribeiro e Neymar (B), Cuadrado, Ospina, Barrios e Cuéllar (C).
Arbitragem: Néstor Pitana (Argentina), auxiliado por Ezequiel Brailovsky (Argentina) e Jose Antelo (Bolívia). VAR: Mauro Vigliano (Argentina).